Encontro marcado com o Benfica na final

13-02-2016

FC Porto bateu a Oliveirense na meia-final da Taça Hugo dos Santos (58-48)

Um clássico na sexta-feira​, no futebol, novo clássico este domingo, no basquetebol. O quarto encontro entre FC Porto e Benfica nesta temporada vai decidir, a partir das 15h00 (SportTV2), em Oliveira do Hospital, o vencedor da sétima edição da Taça Hugo dos Santos. Na meia-final, os Dragões afastaram a Oliveirense com um triunfo seguro por 58-48, conseguido à custa de uma boa exibição defensiva e de um bom desempenho no jogo exterior.

As duas equipas chegavam a esta prova com uma vitória para cada lado: FC Porto levou a melhor em Oliveira de Azeméis; a Oliveirense foi mais forte no Dragão Caixa, há precisamente duas semanas. Este jogo de tira-teimas começou equilibrado, disputado a um ritmo alto e com o portista Pedro Bastos a revelar, desde cedo, muito acerto desde a linha dos três pontos. Ao fim de 12 minutos, o base portista chegava ao terceiro triplo, ajudando a impor um parcial de 12-0 no início do segundo tempo, que desequilibrou o marcador a favor dos azuis e brancos. Superiores na luta das tabelas - terminaram o jogo com mais 17 ressaltos do que o adversário -, apoiados numa defesa de betão, que obrigava o adversário a cometer sucessivos erros, os Dragões chegavam ao intervalo com uma vantagem segura (32-20).

A segunda parte não foi muito diferente da primeira. A Oliveirense até subiu de produção, mas continuava a ter dificuldades na hora de lançar ao cesto em certos momentos do jogo. Já o FC Porto continuava bem mais eficaz no jogo exterior do que o adversário, estava mais fresco – dada a rotatividade que Moncho López foi imprimindo desde cedo na equipa – e aproveitou os primeiros dez minutos para alagar a diferença no marcador que trazia do primeiro tempo (48-36). A verdade é que este era um jogo de tudo ou nada, como disse o treinador espanhol na antevisão do encontro​, e a Oliveirense surgiu no último quarto no jogo apostada em alterar o rumo dos acontecimentos. Marcou mais pontos do que os portistas (14-10), é certo, ainda assim insuficientes para travar a terceira presença dos Dragões na final do Troféu Hugo dos Santos, competição que há sete anos substituiu a antiga Taça da Liga e que já conquistaram por duas vezes, em 2009/10 e 2011/12.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-OLIVEIRENSE, 58-48
Taça Hugo dos Santos, meia-final
13 de fevereiro de 2016
Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital

Árbitros: Carlos Santos, Pedro Coelho e Diogo Martins

FC PORTO: José Silva (5), Brad Tinsley (10), Nick Washburn (9), Miguel Queiroz (4) e Pedro Bastos (10)
Jogaram ainda: André Bessa (2), António Monteiro (3), Miguel Queiroz (4), Albert Fontet (4), Ferrán Ventura, João Gallina, Seth Hinrichs (7), Arnette Hallman (4)
Treinador: Moncho López

OLIVEIRENSE: João Abreu (5), Sergi Coll, Elvis Évora, Rui Coelho (11) e James Ellisor (20)
Jogaram ainda: Dusan Sisic (7), Carlos Fechas (2), Eduardo Guimarães (3)
Treinador: José Ricardo Rodrigues

Ao intervalo: 32-20
Parciais:18-14, 14-6, 16-14, 10-14
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.