Veloso pedala para o “tri” em ano de estreia da W52-FC Porto-Porto Canal

26-07-2016


78.ª edição da Volta a Portugal começa a 27 de julho e termina a 7 de agosto

A 78.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta marca o regresso da equipa de ciclismo do FC Porto à prova rainha do calendário nacional, 31 anos depois. Em época de retorno, a W52-FC Porto-Porto Canal tem sido uma das grandes protagonistas no panorama nacional, e, à partida para a Volta, os resultados conseguidos até então permitem á equipa “respirar” confiança.

É no dorsal do bicampeão Gustavo Veloso que recaem as maiores expetativas numa vitória à geral, mas à formação portista não faltam argumentos de qualidade. Pela sua experiência e pelo seu curriculum, o galego, campeão das edições de 2014 e 2015, surge naturalmente como cabeça de cartaz de uma formação que nas suas fileiras conta também com Ricardo Mestre, vencedor da Volta de 2011.

Num pelotão reduzido face aos anos anteriores, visto as equipas só poderem inscrever oito em vez de nove ciclistas, os portistas pré-inscreveram na prova, além dos dois já referidos, Rafael Reis, António Carvalho, Raúl Alarcón, Samuel Caldeira, Rui Vinhas e Joaquim Silva.

No percurso de 2016 a principal novidade acaba por ser a redução de chegadas de alta montanha. A tradicional chegada à Torre converteu-se num local de dupla passagem, naquela que será uma das etapas mais duras da corrida e que terá a meta na Guarda. Antes disso há a subida à Senhora da Graça, com Mondim de Basto a acolher o final da quinta etapa, e uma inédita passagem por um dos famosos saltos do Rali de Portugal, o “Salto da Pedra Santada”, num percurso em terra de cerca de dois quilómetros que marca uma contagem de montanha de segunda categoria.

Novidades são também as passagens pela Nazaré e Arruda dos Vinhos, no nono dia, mas as grandes decisões estão reservadas para a chegada a Lisboa. Para a última etapa, que terá a meta em plena Praça do Comercio, está reservado um contrarrelógio individual de 32 quilómetros, que promete emoção até aos últimos metros da prova.

A Volta a Portugal tem início marcado para quarta-feira, em Oliveira de Azeméis, com o prólogo a subtrair os primeiros 3,6 quilómetros aos 1618 que o pelotão percorrerá no final dos 11 dias de competição e a definir o primeiro camisola amarela da corrida.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.