Premiar e proteger: as três renovações na agenda do FC Porto para 2020

Marega, Soares e Alex Telles: três renovações na agenda portista

Os três melhores marcadores do FC Porto em 2019 - Soares, Marega e Alex Telles só têm mais um ano e meio de contrato. Propostas de renovação chegam em 2020

Tiquinho não foi um titular indiscutível, mas chega ao fim de 2019 como o goleador dos portistas com o dobro de Marega. Teve propostas e havia disponibilidade para o negociar, mas vai ficar até junho

Soares, Marega, Alex Telles e Luis Díaz terminam 2019 como os melhores marcadores do FC Porto. Os quatro foram responsáveis por 54 dos 118 que a equipa de Sérgio Conceição fez, ou seja mais de 45 por cento da faturação concentrou-se neste quarteto.

O colombiano é o único que chegou no defeso de verão. Os outros três transitaram da época passada e além dos golos têm em comum o facto de terminarem contrato em junho de 2021.

Portanto, dentro de um ano e meio. Sabendo-se que o mercado de transferências no próximo verão será determinante para o equilíbrio das contas, a SAD do FC Porto vai avaliar a situação de cada um deles, devendo avançar com propostas de renovação a breve prazo.

Refira-se que tanto Alex Telles como Soares continuam com os vínculos que assinaram quando foram contratados pelos portistas. Só Marega é que, em setembro de 2018, viu a sua ligação prolongada por um ano e o salário melhorado.

Mas todos terão propostas para renovar ainda que isso, não signifique, necessariamente, que continuem após o verão.

O caso de Soares é sintomático. Em determinada fase da época, Tiquinho era o quarto avançado da hierarquia. O interesse de alguns clubes do Oriente e ainda da Série A brasileira abriram a porta da saída, tendo em conta que o próprio FC Porto precisa de faturar. Entretanto passou à condição de titular e até marcou cinco golos nos três últimos jogos que começou a titular.

Ou seja, recuperou o estatuto de intocável e vai permanecer no Dragão além do mês de janeiro. Para não haver o risco de, depois, sair em condições desfavoráveis para o FC Porto, a SAD pretende prolongar os termos do contrato atual. Aliás, o empresário, Deco, até já falou no hábito de premiar quem acaba por ficar depois de ver gorada a possibilidade de sair.

Alex Telles e Marega têm um valor de mercado superior e podem representar encaixes de montra no verão se o vínculo com o FC Porto se mantiver de longa duração. É difícil que um e outro possam ver as cláusulas de rescisão aumentadas, mas também devem ser chamados a conversar nesse âmbito. Aliás, a situação do lateral esquerdo é antiga. Já houve conversas, mas nunca se colocou o preto no branco.

Amanhã termina o ano civil e, feito o balanço, a conclusão é de que Soares foi o dragão que mais se destacou. São os números que o dizem: ninguém marcou tanto como o brasileiro em 2019, mesmo não tendo sido um titular indiscutível.

Ainda assim, Tiquinho faturou por 24 vezes (14 na última metade da época passada e 10 na atual) tendo sido o jogador que mais contribuiu para as 40 vitórias do FC Porto ao longo do ano que agora termina. Marega tem um equilíbrio perfeito de metades de época, com seis golos em cada.

Alex Telles intromete-se nestas contas, sobretudo à custa das grandes penalidades que assumiu e que lhe permitem terminar o ano com um "honroso" terceiro lugar, a par de Luis Díaz, o único reforço a entrar diretamente para o ranking.

Como curiosidade, refira-se que Robert Lewandowski com 48 golos em 48 jogos pelo Bayern de Munique é o melhor marcador europeu em 2019. Messi "ficou-se" pelos 45 golos.

Fonte: O Jogo
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.