Dia das verdades

01-04-2017

Liderança da Liga em jogo no último clássico da época: FC Porto e Benfica defrontam-se no Estádio da Luz

Neste 1 de abril, dia das mentiras, o FC Porto joga (20h30, BTV) no Estádio da Luz tentando repor alguma verdade à classificação da Liga NOS, o mesmo é dizer em busca dos três pontos que lhe permitam ascender ao primeiro lugar. Nuno Espírito Santo, aliás, não admitiu outro cenário na conferência de imprensa de antevisão do jogo, por isso fomos vasculhar o baú das memórias para encontrar alguns factos curiosos que, claro está, recordam golos, vitórias e alguns jogadores que marcaram a história azul e branca em casa do rival.

O FC Porto ganhou 15 jogos do campeonato disputados no reduto dos lisboetas, quatro deles na última década. Desde 2006/07, aliás, pontuou em oito das dez partidas: quatro vitórias e outras tantas igualdades. O triunfo mais emblemático foi obtido naquela memorável noite de 3 de abril de 2011: o 1-2, selado por um autogolo de Roberto e um penálti de Hulk, com outro de Saviola pelo meio, valeu a conquista matemática do título nacional em pleno Estádio da Luz… entretanto apagada.

As duas equipas medem forças no novo Estádio da Luz pela 17.ª vez e os Dragões continuam a dominar: seis vitórias, cinco empates, todos eles no campeonato, e ainda cinco derrotas. Em número de golos, as duas equipas estão empatadas: cada uma marcou 20. O último dos azuis e brancos foi apontado por Aboubakar que, na época passada, valeu o triunfo por 2-1, depois de Herrera ter inaugurado o marcador.

Para encontrarmos a primeira vitória do FC Porto num jogo oficial em casa dos lisboetas temos que recuar 85 anos, a 19 de junho de 1932 no Campo das Amoreiras. Nesse dia disputava-se a segunda mão da meia-final do Campeonato de Portugal, competição percursora da Taça de Portugal, terminando o marcador com um 2-1, tendo marcado pelos portistas Acácio Mesquita e Valdemar Mota.

O mais gordo triunfo azul e branco no reduto benfiquista conta-se com cinco golos sem resposta na segunda mão da Supertaça, resultado que permitiria à equipa então orientada por António Oliveira conquistar o troféu. Foi em setembro de 1996 e os golos foram assinados por Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulovic. Pode recordar esse jogo aqui.

Há um nome que se destaca na lista de goleadores portistas nos clássicos com o Benfica realizados em Lisboa: Araújo. Avançado centro de enorme raça, vestiu a camisola azul e branca nas décadas de 40 e 50, tendo apontado 138 golos.

Com mais de três mil portistas a apoiar na bancada (consulte estas informações​ se for um deles), o FC Porto disputará o 236.º clássico oficial com o Benfica, que será antecipado pelo Porto Canal a partir das 16h00. Após o apito final de Carlos Xistra, faz-se a análise da partida no Porto Canal com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.