A bola de um título com mais de 90 anos

04-01-2016

O Objecto do Mês do Museu é uma preciosidade autografada, que documenta a conquista do Campeonato de Portugal, em 1925

Há mais de 90 anos, a 28 de Junho de 1925, o FC Porto conquistava o seu segundo Campeonato de Portugal, ao bater o Sporting por 2-1, com golos de Norman Hall e Coelho da Costa. Após este triunfo, uma bola de couro, tal como as que eram usadas à época, foi autografada por todo o plantel. E é essa mesma bola que se encontra exposta, até ao final do mês, no hall do Museu FC Porto, podendo ser vista por todos, já que a entrada é livre. Trata-se da primeira edição da iniciativa Objecto do Mês, que irá mostrar a diversidade e a riqueza da colecção do clube, que não se esgota na exposição permanente.

A passagem do tempo não apagou todas as assinaturas. Hoje ainda é bem visível, por exemplo, o nome de Artur Freire, um dos jogadores desta equipa histórica – o avançado tinha na cultura a sua outra paixão e foi professor no ensino primário e jornalista. O plantel incluía também o guarda-redes Siska e o avançado Norman Hall. O húngaro Akos Teszler, o primeiro técnico remunerado do futebol português, era o treinador.

O Campeonato de Portugal de 1924/25 foi a quarta edição da primeira prova oficial de carácter nacional do futebol português, que se disputou entre 1921/22 e 1987/38, dando depois origem à Taça de Portugal. Os vencedores dos Campeonatos regionais, organizados pelas associações distritais, participavam nesta competição, discutida por eliminatórias até à final. O FC Porto foi o primeiro clube a vencer o Campeonato de Portugal, levantando o troféu nas épocas de 1921/22, 1924/25, 1931/32 e 1936/37. A par do Sporting, os azuis e brancos estão no topo do palmarés da prova.

Para conquistar a edição de 1924/25, o FC Porto bateu o Vianense (4-1), Sporting de Espinho (4-1) e Sporting (2-1), na final. A equipa que alinhou nesses três encontros foi composta por Siska, Júlio Cardoso, Pedro Temudo, Humberto, Coelho da Costa, Floriano, Artur Freire, Balbino, Flávio Laranjeira, Norman Hall (cap.) e João Nunes. Hall abriu o marcador, aos 20 minutos, Jaime Gonçalves empatou aos 50 e Coelho da Costa estabeleceu o resultado final, aos 53, de grande penalidade.

Conheça aqui em pormenor toda a programação do Museu.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.