Dragão faz 13 anos; Recorde 13 momentos marcantes

16-11-2016


Inaugurado neste dia em 2003, o Estádio do Dragão cumpre esta quarta-feira 13 anos. Apesar de ser um número associado ao azar, o FC Porto tem tido sorte no seu novo estádio. Desde que joga no seu bem tratado relvado, os azuis e brancos já festejaram, entre outros, o título da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Para comemorar o aniversário do estádio que serviu para a abertura do Campeonato da Europa de 2004, vamos recordar 13 momentos marcantes de uma das principais obras de Pinto da Costa como presidente do clube nortenho.

Da ainda nota que o FC Porto já jogou por 299 vezes no Estádio do Dragão. Os portistas venceram 223 jogos, empataram 47 e perderam por 29.

Momento 1

Inauguração apadrinhou estreia de Lionel Messi

 

No dia 16 de novembro de 2003, a meio da temporada 2003/2004, o Barcelona era convidado para uma cerimónia especial. Era a inauguração do novo estádio do FC Porto que vinha para substituir as míticas Antas. Desenhado pelo arquiteto Manuel Salgado (curiosamente lisboeta) e com o nome de Estádio do Dragão, o espaço iria servir de inspiração para a equipa de José Mourinho vencer a Liga dos Campeões logo nessa época.

O jogo era particular e acontecia a meio de uma temporada. Por isso, Frank Rijkaard, treinador do Barcelona, não trouxe os melhores jogadores. No banco da equipa espanhola estava um jovem de 17 anos de seu nome Lionel Messi, que acabaria por se estrear na primeira equipa do Barcelona nesse jogo, ao entrar na segunda parte. Um golo de Derley, de grande penalidade aos 55 minutos, e outro de Hugo Almeida aos 68 minutos deram uma vitória por 2x0 para a equipa portuguesa.



Momento 2 

Primeiro jogo oficial e Maniche para a história

 

A jornada 21 da Liga Portuguesa 2003/2004 marcou o primeiro jogo oficial do FC Porto na sua nova casa. Foi no dia 7 de fevereiro de 2004 e no banco dos azuis e brancos estava José Mourinho. Os dragões, líderes isolados do campeonato, recebiam a União de Leiria, na altura orientada por Vítor Pontes.

Na equipa portista estavam nomes como os de Vítor Baía, Jorge Costa, Deco ou Maniche. Foi precisamente este último que teve a honra de fazer o primeiro golo oficial no novo estádio. O FC Porto venceu o União de Leiria por 2x1.

Momento 3

Primeiro jogo europeu ficou logo para a história



Poucos dias depois da estreia oficial chegava o primeiro jogo para as competições europeias. Nos oitavos de final da Liga dos Campeões o FC Porto recebia o Manchester United, orientado por Sir Alex Ferguson. 

O jogo até começou mal para a equipa portuguesa. Aos 14 minutos a equipa de José Mourinho já perdia, fruto de um golo de Quinton Fortune. Ainda assim, uma excelente reação dos dragões e dois golos de Benni McCarthy deram a vitória, por 2x1. O FC Porto acabou por eliminar a equipa inglesa fruto de um empate (1x1) em Old Trafford.

 

Momento 4

Maior assistência e o primeiro passo para a final europeia 

 

Outra noite histórica do Dragão foi a meia-final da Liga dos Campeões 2003/2004. O FC Porto enfrentava o Deportivo da Corunha. O jogo terminou num empate 0x0, numa partida que ficou marcada pela expulsão de Jorge Andrade, então ao serviço do clube espanhol. O defesa central envolveu-se numa brincadeira com o antigo companheiro Deco que o árbitro Markus Merk entendeu como sendo uma agressão. Na segunda mão o FC Porto venceu por 0x1 em Espanha e garantiu o passaporte para a final da competição que haveria por ganhar.

Esse jogo ficou também na história do Estádio do Dragão como a partida oficial com mais adeptos. 50 818 adeptos assistiram à partida. Apenas no jogo de inauguração, frente ao Barcelona, estiveram mais adeptos (52 004). Na Liga Portuguesa o jogo com maior audiência realizou-se frente ao Benfica, na temporada 2006/2007. 50 223 adeptos assistiram à vitória portista por 3x2.

Momento 5 

Abertura do Campeonato da Europa
 



O Estádio do Dragão foi o palco da abertura do Campeonato da Europa 2004. Uma cerimónia que invocou o espírito descobridor dos antepassados e que marcava a abertura de um mês inesquecível para todo o país.

Portugal, treinado por Luís Filipe Scolari, abria a prova ao enfrentar a desconhecida Grécia. Numa equipa que contava com jogadores como Luís Figo, Rui Costa ou Pauleta, Portugal acabou por ser surpreendido ao perder por 1x2. Curiosamente o golo português foi apontado por um então jovem de 18 anos, que começou a partida no banco, e se estreou a marcar pela seleção nessa partida. O seu nome era Cristiano Ronaldo.

Portugal acabou por perder o Campeonato do Europa na final, novamente contra a Grécia.
 


Momento 6

Primeira derrota e logo num dérbi 

 

Mais de um ano após a sua inauguração surge a primeira derrota do FC Porto no Estádio do Dragão. Na temporada 2004/2005, pós-conquista da Liga dos Campeões, os portistas recebiam o Boavista na 11ª jornada da Liga. Num jogo que ficou marcado pela expulsão de Benni McCarthy, aos 34 minutos, o FC Porto acabou por ser derrotado no dérbi portuense fruto de um golo de Cafú, na altura em fora de jogo. Os dragões perderam esse jogo por 0x1.

Momento 7

Maior derrota contra uma das bestas negras




Cabe ao Nacional da Madeira a honra de ser o clube que conseguiu a maior vitória como visitante no Estádio do Dragão. Na temporada 2004/2005 o clube insultar conseguiu a proeza de vencer os dragões por 0x4. O FC Porto era treinado por José Couceiro e no seu plantel tinha jogadores como Vítor Baía, Costinha, Diego, Luís Fabiano ou Ricardo Quaresma. Curiosamento o Nacional da Madeira é a equipa, a par do Benfica e do Sporting, que mais vezes venceu no Dragão, 3. Os insulares até foram os primeiros visitantes a atingir as três vitórias neste estádio.

O FC Porto terminou esse campeonato no 2º lugar, a três pontos do campeão Benfica.

Momento 8 

 Dragão apadrinha título na última jornada e uma despedida
 

O último jogo da temporada 2006/2007 marcou outro momento na história do Estádio do Dragão. O FC Porto recebia o Desportivo das Aves e só uma vitória servia ao clube para ser campeão, numa liga disputada até ao último jogo com o Sporting, de Paulo Bento. A equipa portista venceu a partida por 4x1 e celebrou o campeonato em pleno Dragão.


Esse jogo marcou também a despedida de Vítor Baía dos relvados. O guardião já não era titular no FC Porto, mas entrou nos minutos finais, para o lugar de Helton, e foi ovacionado por todo o estádio.



Momento 9

 Maior goleada ao Estrela da Amadora

 

Na temporada 2007/2008 surgiu a maior vitória portista no Estádio do Dragão. Frente ao Estrela da Amadora o FC Porto venceu por 6x0, um resultado que já se repetiu, mas que foi alcançado pela primeira vez neste jogo. Na equipa portista destacavam-se nomes como os de Lisandro, Lucho, Paulo Assunção ou Ricardo Quaresma. 

Momento 10

Goleada ao rival Benfica


 

Um dos momentos que não vão sair da história do Estádio do Dragão é a goleada de 5x0 frente ao Benfica, o grande rival dos portistas nos últimos anos.

Numa equipa de ouro do FC Porto, treinada por André Villas-Boas, destacavam-se nomes como os de Moutinho, James, Falcao e Hulk. Foi prescisamente o avançado brasileiro uma das figuras desse jogo ao apontar dois golos. Falcao também fez dois e Silvestre Varela também marcou. Foi uma exibicão quase perfeita dos dragões perante um Benfica que era treinado por Jorge Jesus.

Momento 11 

Noite de gala na Europa 
 

Depois de ter ganho por 5x0 ao Benfica, a época 2010/2011 trouxe outra noite de sonho e mais uma chapa 5 ao Estádio do Dragão. Frente aos espanhóis do Villareal o FC Porto jogava a meia-final da Liga Europa. A vitória portista não trouxe dúvidas: 5x1 e um passaporte quase definitvo para a final da prova. A grande figura do jogo foi Falcao que, nessa noite, apontou nada mais, nada menos, que quatro golos.

Nessa temporada o FC Porto venceu a Liga Portuguesa, a Liga Europa e a Taça de Portugal.

Momento 12

 A explosão aos 92 e um nome para a história


Foi o talvez o momento mais singular e mais explosivo do Estádio do Dragão. Na temporada 2012/2013 o FC Porto recebia o Benfica na penúltima jornada da Liga. As duas equipas tinham estado envolvidas numa luta bastante intensa pelo título de campeão nacional e chegavam a esse jogo separadas por dois pontos. Uma vitória da equipa então treinada por Jesus dava o título ao Benfica em pleno Estádio do Dragão. 

O jogo chegou aos descontos empatado a um golo e já poucos acreditavam no milagre. 

Só que minuto 92 esse milagre aconteceu. Kelvin tabelou com Liedson pela esquerda do ataque e, num remate perfeito, o jovem avançado fazia o 2x1 e embalava o FC Porto para a conquista do seu último título de campeão nacional. Foi um momento de pura loucura no estádio



Momento 13

Jackson Martínez foi quem mais festejou 

 

Para finalizar, convém dizer quem mais vezes festejou golos no Estádio do Dragão. O seu nome é Jackson Martínez e foram 49 golos que apontou na casa portista. Um ídolo dos últimos anos no FC Porto, o avançado colombiano apontou no total de 92 golos pelos azuis e brancos, mais de metade foram no Dragão. Em segundo lugar aparece Hulk. O brasileiro apontou um total de 44 golos no Estádio do Dragão.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.