A muralha de Constantinopla



19-11-2017

Besiktas inaugurou o novo estádio em abril do ano passado e apenas perdeu por uma vez em 38 jogos

Construídas no século V, as Muralhas de Constantinopla, das maiores já construídas pelo Homem na história, são hoje um dos pontos de visita obrigatória de Istambul. Há, no entanto, uma outra, bem mais recente, que se ergueu na maior cidade da Turquia, mais precisamente no Besiktas Park. Inaugurado em abril de 2016, o sucessor do mítico Inönü, um dos mais modernos estádios do mundo, tornou-se uma verdadeira muralha para os adversários do atual campeão turco.

Nos 38 jogos até agora lá realizados, as “águias negras”, como são apelidadas desde a década de 40 do século XX, venceram 25, empataram 12 e perderam apenas um, marcaram 87 golos e sofreram 34. A única derrota foi consentida diante do rival Fenerbahçe (0-1), a 5 de fevereiro deste ano, num jogo dos oitavos de final da Taça da Turquia. Desde então, disputaram-se 19 encontros, nos quais o Besiktas registou 13 vitórias e seis empates, o último dos quais na passada sexta-feira, diante do Akhisar (0-0), em que, ainda assim, colocou um ponto final numa série de seis jogos no campeonato sempre a sofrer golos.

Vencedor das últimas duas edições da Superliga turca, a equipa em que jogam os antigos Dragões Pepe e Ricardo Quaresma realizou um primeiro terço de campeonato irregular. Ao fim de 12 jornadas, ocupa o terceiro lugar, com 22 pontos (menos quatro do que os líderes Galatasaray e Basaksehir), conseguidos à custa seis triunfos e quatro nulos.

Na Liga dos Campeões, o cenário é bem diferente: o Besiktas é líder do grupo G, com dez pontos, mais quatro do que o segundo, o FC Porto, e pode garantir o primeiro lugar com um empate no jogo da próxima terça-feira (17h00 de Portugal Continental). No entanto, se os Dragões ganharem e o Leipzig não vencer na deslocação ao terreno do Mónaco, as duas equipas garantem, desde já, o apuramento para os oitavos de final, ficando adiada para a última jornada a discussão pela liderança do grupo.

Pode ficar a conhecer um pouco mais sobre o próximo adversário do FC Porto na edição de setembro da revista Dragões, a que pode aceder gratuitamente aqui​, na versão digital.


FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.