Carimbo nacional para a liderança




04-03-2017

FC Porto recebe Nacional da Madeira no sábado (18h15), na 24.ª jornada da Liga NOS

O FC Porto regressa à sua fortaleza, o Estádio do Dragão, este sábado, para jogar a 24.ª jornada da Liga NOS, que reserva uma receção ao Nacional da Madeira. Frente aos insulares, os azuis e brancos vão à procura de alargar para oito o número de vitórias consecutivas no campeonato, o que, a acontecer, significará, ainda que à condição, a subida à liderança da tabela. Por isso, e para manter o foco no lugar mais desejado, é preciso carimbar um triunfo sobre os madeirenses. O jogo das 18h15 deste sábado (Sport TV1), que será arbitrado por Bruno Paixão, será antecipado no Porto Canal a partir das 17h00. No fim, far-se-á a análise da partida no Porto Canal, com a crónica, declarações do treinador e de outros intervenientes.

Olhando para a história de confrontos entre Dragões e alvinegros, no que aos jogos na Invicta para o campeonato diz respeito, o saldo é muito favorável aos portistas, que venceram 13 dos 18 duelos. É preciso recuar 3227 dias para encontrar o último triunfo dos madeirenses em casa do FC Porto (3-0, em 2007/08) e um pouco menos (1197 dias) para nos recordarmos da última vez que o Nacional saiu do Porto com pontos: empate a uma bola na época 2013/14. Quer isto dizer que os azuis e brancos venceram nas duas últimas vezes que abriram as portas do seu estádio ao Nacional, sendo que a última das quais conta com uma pequena curiosidade.

No dia 17 de abril de 2016, o FC Porto goleou (4-0) uma equipa do Nacional que tinha um tal de Francisco Soares como principal referência ofensiva. Vestia a camisola 18 e estava a cumprir a primeira época completa ao serviço dos madeirenses por empréstimo dos brasileiros do CSP. Hoje, Tiquinho Soares continua a ser uma referência, mas agora do ataque do FC Porto. Mais logo, caso entre em campo frente a ex-equipa, vai procurar manter a série de jogos consecutivos a marcar no campeonato: leva cinco em quatro jogos.

À entrada para esta jornada, os momentos das equipas são muitos diferentes. Os portistas, invictos à 19 jogos, procuram fazer o que ainda nenhuma equipa fez na edição 2016/17 da liga: superar a barreira das sete vitórias consecutivas, algo que o próprio clube já não consegue desde a época de 2010/11, quando entre a jornada 13 e 28 somou 16. Quanto aos madeirenses, chegam ao Dragão numa série negativa de 10 jogos sem vencer e no penúltimo lugar da tabela, a lutar pela manutenção.

Ainda assim, estes dados foram desvalorizados por Nuno Espírito Santo na conferência de imprensa de antevisão da partida, uma vez que a experiência do técnico e os anos de futebol dizem-lhe que não há jogos fáceis: uma boa preparação, rigor e concentração são a receita do treinador para o FC Porto somar mais três pontos.



FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.