Fazer o que ainda não foi feito

14-03-2017

FC Porto e Juventus reencontram-se em Turim na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões

Moralizado por uma sequência de nove jogos consecutivos sempre a ganhar na Liga Portuguesa​, o FC Porto joga em Turim esta terça-feira (19h45 de Portugal Continental) frente à Juventus, com a missão, nunca antes conseguida na sua história, de dar a volta a uma eliminatória europeia depois de perder na primeira mão, em casa ou fora, por mais do que um golo. Depois da derrota no Estádio do Dragão (0-2), os portistas estão obrigados a vencer por um mínimo de dois golos de diferença para poder alcançar, pela nona vez, os quartos de final da Liga dos Campeões.

O grau de exigência da tarefa que se coloca aos azuis e brancos aumenta se tivermos em conta que a equipa pentacampeã italiana em título ainda não perdeu qualquer encontro na presente temporada no Juventus Stadium, nem nenhuma das últimas 45 partidas realizadas até ao momento nesta temporada (39 vitórias e seis empates). Para encontrar o derradeiro desaire caseiro dos bianconeri é preciso recuar até 23 de agosto de 2015, dia da receção à Udinese (0-1). O resultado, porém, não serve ao FC Porto, pelo que é necessário recuar mais três anos, até 3 de novembro de 2012, para encontrar um que seja favorável aos portistas nesta segunda mão da elimin​atória: nesse dia, a Juve perdeu 3-1 com o Inter de Milão, para a Serie A.

No histórico de confrontos entre os dois pentacampeões, a Vecchia Signora também sai por cima, porque o melhor que os Dragões conseguiram fazer nos quatro jogos oficiais até agora realizados foi um empate a zero, no Estádio das Antas, numa partida da fase de grupos da Champions.

“É difícil, mas não impossível”, defendeu Nuno Espírito Santo na conferência de imprensa de lançamento de uma partida no qual os Dragões terão de saber “controlar as emoções”, ser consistentes e também criativos de forma a poderem repetir o resultado obtido no Olímpico de Roma (3-0​), em agosto do ano passado, no playoff de acesso à fase de grupos da competição. Ao lado do treinador esteve Brahimi, que admitiu que os azuis e brancos terão que fazer “um grande jogo” para ultrapassar a formação transalpina.

Com cerca de 2.500 adeptos portistas nas bancadas do mais moderno estádio de Itália (consulte aqui estas informações importantes se for um deles) e com arbitragem do romeno Ovidiu Hațegan, o jogo da segunda mão dos oitavos de final da Champions, será antecipado pelo Porto Canal a partir das 18h00. Após o apito final, faz-se a análise da partida no Porto Canal com a crónica e as declarações do treinador e de outros intervenientes.

Fique a conhecer 11 histórias que juntam os dois clubes na edição de dezembro da Dragões, que pode aceder gratuitamente aqui, na versão digital da revista oficial do FC Porto.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.