A Academia do Seixal é (era) uma construção clandestina.




21-04-2018

Foram revelados novos e-mails no site Mercado de Benfica, desta vez de Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD do Benfica. Já divulguei vários e-mails entre ontem e hoje (ver últimos artigos). Agora vou divulgar um e-mail gravíssimo sobre questões extra futebol, relativo ao centro de formação do Seixal. Este centro foi inaugurado a 22 de Setembro de 2006.



Cinco anos depois da inauguração do Seixal, o Domingos Soares de Oliveira recebe um e-mail do arquitecto do projeto, Pedro George, referindo que a obra do Seixal é clandestina e que a Câmara Municipal do Seixal “meteu os pês pelas mãos”.


Depois de ler este e-mail gostaria de saber a razão pela qual a Câmara do Seixal permitir obras numa zona de protecção ambiental. Este e-mail foi transferido para Luís Filipe Vieira.

Em 2003 diziam que o Plano de Pormenor (PP) tinha sido aprovado

Em 2003 noticiava-se, antes do início das obras, que o Plano de Pormenor tinha sido aprovado pela Câmara Municipal do Seixal.



Tudo não passou de uma mentira,  como podemos verificar pelo e-mail de Pedro George. No entanto, tal como referido por Pedro George, as alterações iriam tentar ser feitas na aprovação do Plano Diretor Municipal (PDM), que acabou por acontecer em 2015. Abaixo encontra-se a planta referente ao Plano Diretor Municipal de 1993, que estava em vigor quando foi construída a academia do Seixal.



Com o círculo vermelho coloquei a zona aproximada de implantação da academia do Benfica. Curiosamente, esta zona é denominada por Espaços Culturais e Naturais – áreas de protecção paisagística. Portanto, tal como o Paulo George diz, esta construção é clandestina e foi construída numa zona protegida.

Atualmente, verifica-se que com a alteração do PDM em 2015, a zona do Caixa Futebol Campus foi alterada sendo denominada por: Espaços de Uso Especial – Cultura, recreio e lazer.


Portanto, por milagre, o PDM ajustou-se à obra clandestina do Benfica. Estas são as falcatruas utilizadas pelos “nossos” políticos e pelas pessoas que têm poder no nosso país. A Câmara do Seixal cedeu ao Benfica terrenos que se encontravam numa zona de proteção ambiental. Um Plano de Pormenor deveria ter sido feito e aprovado antes de serem iniciadas as obras mas tal não aconteceu, tendo sido feito uma obra ilegalmente. Como perceberam que o Benfica e a Câmara poderiam ter problemas foi feita a alteração de zona para Espaços de Uso Especial…

Esta situação merece uma investigação muito mais aprofundada. Estas alterações não eram fáceis de executar, muitas pessoas tiveram de ser motivadas para proceder a estas alterações sem fazer barulho de fundo. Será essa a razão para o Pedro George pedir a Luís Filipe Vieira para ser mais pró-ativo?

Estaremos perante um novo caso “Freeport”? Esta pouca vergonha tem de acabar!

Texto de: Opolvo

FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.