Desesperados


É oficial! Luís Filipe Vieira e os seus parceiros estão completamente desesperados. Se dúvidas houvesse, as últimas 48 horas são elucidativas, senão vejamos.

Mais uma denúncia anónima


Ao final da tarde de segunda-feira o jornal Abola voltou a ter mais um exclusivo sobre uma denúncia anónima que deu entrada no DCIAP. Desta feita a queixa é conta o inspector Pedro Fonseca, da Polícia Judiciária. 

Link da notícia (aqui)

O timing
Como sabemos, na semana passada foram divulgados novos emails envolvendo Domingos Soares de Oliveira. Apesar do enorme encobrimento feito pela maior parte da imprensa, a realidade é que as notícias lá foram passando. Obviamente, a máquina de propaganda e o gabinete de crise tinham de encontrar uma forma de atirar lama para cima do assunto. Para isso, nada melhor do que uma denúncia anónima. Curiosamente, a notícia foi publicada no dia privilegiado dos programas de comentário desportivo, ainda a tempo de entrar nos seus alinhamentos. Coincidência. 

O título e o autor
A forma como o título está feito sugere algo de especialmente gravoso com uma frase forte como "Arrumar o Benfica". Na realidade, não passa de uma denúncia anónima que o jornalista entendeu merecer destaque suficiente para ser colocado como título. Quando me refiro a "jornalista" faço-o num tom jocoso, até porque a notícia vem assinada por "redação". O facto desta treta não estar assinada é claro indicador da encomenda. Então alguém consegue um furo jornalístico com base em documentos e não assina a peça? Porque será que ninguém se quis atravessar por isto. É uma boa pergunta que talvez a ERC, o sindicato de jornalista ou o CNID possam responder. 

Como é que Abola teve acesso à denúncia? 
Diz Abola que teve acesso à denúncia feita no próprio dia. Ora, a denúncia só pode ter chegado ao jornal Abola por duas vias. Ou pelo DCIAP ou pelo próprio denunciante. A resposta a esta dúvida parece-me ser evidente.

A notícia propriamente dita
Resumidamente, diz a redação do jornal Abola que na tal denúncia anónima consta que o inspector Pedro Fonseca é adepto do Porto e terá sido ele a passar informação sobre o processo para o Blog Mercado de Benfica, para o Expresso e para a Revista Sábado. Diz o denunciante, citado pela Abola que o "blogue é reconhecido por ser totalmente antibenfiquista e tem sido a central de ataque e de divulgação de e-mails do Benfica"

Onde é que eu já vi isso do blog anti-benfica!? Terá sido na peça da SIC sobre os últimos emails envolvendo Domingos Soares de Oliveira?


Devem ter recebido a mesma cartilha...


Abola das denúncias
Esta não foi a primeira ocasião em que o jornal Abola noticiou uma denúncia anónima. Todos nos lembramos da capa onde foi divulgada a denúncia anónima de corrupção no Estoril-Porto. Cá está ela.


A suprema ironia é que Domingos Soares Oliveira aparecia na capa muito sorridente. Esperemos que hoje também se encontre com o mesmo espírito depois de ficarmos a saber algumas das patifarias que tem feito ao serviço do Benfica. É que daqui a pouco o Site Mercado de Benfica vai publicar mais 14GB de correio deste senhor. 

Jornal I - "DCIAP investiga campanha do FC Porto contra o Benfica"



O pontapé de saída dado pelo jornal Abola na sua edição online tinha de ter alguma continuidade na imprensa generalista. Como estamos perante uma verdadeira fantochada, só um jornal sem expressão absolutamente nenhuma poderia pegar no assunto. Mais uma vez, o jornal I saiu em socorro da máquina da propaganda e do gabinete das queixinhas. Recordo que estamos a falar do tal jornal do avençado Afonso de Melo, o senhor que recebe 1000€ do Benfica por "questões políticas", como já vimos (aqui)

Por certo, todos estamos lembrados do branquemento feito pelo mesmo jornal aquando das detenções de Paulo Gonçalves e da toupeira encarnada. Vamos recordar.


A capa diz absolutamente tudo sobre a capacidade de branqueamento dos senhores. Quem quiser saber mais sobre este episódio pode consultar o que escrevi na altura (aqui)

Vamos à notícia do jornal i.

Cliquem na imagem para aumentar
Desde já dizer que adoro a forma como o jornal i vai rodando os jornaleiros que escrevem estas encomendas. Desta feita, sobrou para o estagiário André Vinagre. Quanto ao conteúdo da notícia dizer apenas que o essencial está no primeiro parágrafo. André Vinagre foi objectivo tentar colar a cuspe o caso dos emails com este denúncia de treta. No fundo, é esta a base da estratégia do gabinete das queixinhas e da máquina de propaganda. 

Para terminar, dizer que os jornais Abola, Sol e I são os únicos jornais nacionais cujas vendas não são auditadas. Por que será?

Um anonimato da treta


Notícia do Site do Benfica. Link (aqui)
Como vimos pelo print anterior, pelas 13:13h de ontem, o site do Benfica decidiu dar grande destaque à notícia do jornal I. É maravilhoso ver a cobertura dada pelo Benfica a uma notícia publicada num jornal de terceira categoria e escrita com base numa denúncia anónima. Mas há mais. A incompetência do Benfica não se cingiu a isso. Nesta mesma publicação no site do Benfica foi colocada uma reportagem em vídeo onde os encarnados apontam os nomes dos envolvidos nesta tal denúncia.

Curiosamente, nem no jornal i nem no jornal Abola estão os nomes dessas pessoas. Tu queres ver que o Benfica também teve acesso à denúncia?

Portanto, a denúncia anónima chegou ao jornal Abola, ao jornal I e ao Benfica. Absolutamente maravilhosa esta coincidência.

Resumindo


Toda a gente percebeu que esta denúncia de anónima não tem nada. A estrutura encarnada está completamente desesperada e já não sabe o que fazer para estancar as revelações que dia após dia vão sendo tornadas públicas na Internet e em alguns jornais. A forma como este assunto foi trabalhado por estes jornais é um verdadeiro atentado ao jornalismo. A denúncia não tem nenhuma prova ou indicio de nada e mesmo assim estes senhores dão-lhe forte destaque. Isto seria para rir, se não estivéssemos nós a falar de dois jornais que têm ignorado por completo a temática dos emails. Ai sim, há factos que podem e devem ser analisados.

Se os dirigentes do Benfica fossem inocentes, estariam por esta altura a publicar desmentidos oficiais numa base diária sobre os emails que vão sendo tornados públicos. Mas isso parece-me ser impossível para gente que de inocente não tem nada. Como não podem desmentir o que é verdade, optam por utilizar a estratégia que ficou resumida no primeiro parágrafo da notícia escrita por André Vinagre.

A ideia principal passa por acusar os outros precisamente das mesmas práticas que o Benfica utiliza, mas isso é impossível. Não fosse o Benfica o clube que está há "10 anos à frente da concorrência...


Texto de: Mister do Café


FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.