Caro Rui Vitória, fomos ver os números e vamos ter de o desmentir

Resultado de imagem para rui sonso vitoria
Defendeu que tinha o melhor rácio de vitórias na Champions.

«Sabem quem é o treinador que tem mais vitórias na Liga dos Campeões com menos número de jogos? Este rácio de jogos com vitórias. Eu poupo-vos o trabalho: sou eu. No ano passado não correu bem [na Champions], mas há dois e três já correu... Este ano não sabemos ainda. Em 25 anos, foram cinco as vezes em que o Benfica passou e duas delas foram connosco. O treinador com mais vitórias no rácio de jogos por vitórias sou eu»

Rui Vitória respondeu desta forma à questão sobre a queda abrupta do Benfica no ranking da UEFA feita durante a conferência de antevisão ao encontro da 8.ª jornada da Liga NOS - os encarnados ocupam, atualmente, o 21.º lugar na lista dos coeficientes de clubes da UEFA, o pior registo da década, depois do 17.º lugar de 2010/2011.

O treinador das águias puxou dos galões para defender a sua teoria, mas os números provam que Rui Vitória está errado e os mesmos podem ser consultados no zerozero.

Neste arranque para a quarta temporada a comandar as águias, Vitória soma nove vitórias, três empates e 14 derrotas, em 26 jogos* na Liga dos Campeões (34.62%), sendo o segundo treinador com mais jogos na fase de grupos ao serviço do Benfica, apenas atrás de Jesus, que contabilizou 12 vitórias, oito empates e 14 derrotas, em 34 jogos (35.29%). Logo aí, a teoria cai por terra.

Mesmo acrescentando os jogos realizados na fase de qualificação para a prova milionária a estas contas, os dois treinadores apresentam o mesmo saldo: duas vitórias e dois empates. Portanto, o rácio não melhora. 

Em termos globais, tal como pode ser visto no quadro abaixo, que apresentam o rácio de vitórias por jogos dos treinadores que defenderam o Benfica na Champions, Rui Vitória surge na... 16.ª posição.











































Se a análise for o sucesso do Benfica na fase de grupos, Rui Vitória é o segundo mais bem sucedido na fase de grupos da Champions (desde 2005/06) com duas passagens em três presenças (66,7%), atrás de Ronald Koeman que passou a única fase de grupos em que participou (100%), e à frente, por exemplo, de Jorge Jesus que participou em cinco, mas só passou numa (20%).

(*no total são 27 jogos, só que Rui Vitória não esteve no banco na receção ao Besiktas, 1x1, devido a castigo, tendo sido Arnaldo Teixeira a comandar os encarnados na receção às águias negras. Ainda assim, caso se considere esse jogo a percentagem de êxito seria então de 33,33%)


 
FcPorto e Os Amigos
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.