Ex diretor da ADoP Rogério Jóia “Tentaram roubar amostras do Benfica e do Sporting”


DOPING r Ex- presidente da ADoP revela que foram roubadas mais de 200 amostras nos CTT porque pensavam ser de jogadores das águias e dos leões EXPERIÊNCIA r Antigo inspetor da PJ explica como ludibriou os ladrões

Correio Sport - É verdade que as amostras do Benfica e do Sporting, da operação 2ª Circular, foram roubadas?

Rogério Jóia - Bem, esse caso está em investigação na Polícia Judiciária (PJ), pelo que não vos posso dizer muito. Só posso falar do que não está sujeito ao meu dever de sigilo.

- O que é que pode adiantar?

– A operação designada por 2ª Circular foi uma operação levada a cabo pela ADoP no campeonato passado, às equipas do Sporting e do Benfica. É uma operação em que foram efetuados controlos a estas equipas, antes, durante e depois de um jogo decisivo entre estas duas equipas. Uma ação tal como muitas outras.


- Mas as amostras foram roubadas?

– Efetivamente houve um roubo de mais de duzentas amostras aos CTT, não foi à ADoP. Os bandidos pensavam ser do Sporting e do Benfica, mas as amostras roubadas não foram destes clubes. Tinha indícios de que estas amostras pudessem ser roubadas. Assim, o que fiz foi mandar colocar as amostras destes clubes disseminadas por várias caixas pequenas e preparar uma caixa grande de amostras, altamente ataviada, ou seja, muito mais selada do que as outras em termos visuais, dando o aspeto visual de que esta caixa teria amostras muito importantes. Mas nesta caixa não iam estas amostras do Sporting e do Benfica, mas outras amostras de diversas modalidades que não têm o impacto e a força do futebol. Assim, se os bandidos quisessem roubar estas amostras do Sporting e do Benfica seriam enganados, tal como foram. Ou seja, as amostras que eles queriam roubar e que seriam as do Sporting e do Benfica, não foram roubadas porque eu arranjei um esquema para os enganar.



- Que indícios eram esses?

– Não vos posso dizer isso.

- Mas desconfia de alguém?

– Obviamente que sim. Mas fica para mim.

Temos dois documentos do Comité Olímpico de Portugal, para o secretário de Estado do Desporto a pedirem a sua demissão pelo facto de o senhor estar a 'policializar o combate ao doping' e a querer combater o doping no futebol de formas mais exigentes do que era combatido antes de ter sido presidente da ADoP. Eram esses os indícios que tinha?

– Conheço esses documentos e qualquer pessoa normal tem o dever de os considerar fudadas suspeitas.

- Foram alguns dos indícios que o levaram a arranjar unia forma para enganar as bandidos para que estes roubassem as amostras erradas?

- Obviamente que fizeram parte das suspeitas. Expliquem-me lá qual é o mal de `policializar o combate ao doping, se através desta 'policialiazação' este combate fica mais eficaz. E qual o medo do COP sobre a especialização' do combate ao doping. E mui-to esquisito este medo.

- É verdade que José Manuel Constantino (presidente do COP) e Artur Lopes (FP de Ciclismo) tudo fizeram junto dos governos para o demitir? Estão envolvidos?

- Não posso responder a essa pergunta porque tinha de responder com aquilo que penso e não o quero fazer. Sabe que o desporto precisa de urna' volta'. É preciso dar voz às federações. O facto de o COP atualmente funcionar como o banco das federações, deixa estas nas mãos do COP.
A chantagem por falta de dinheiro nunca será o melhor caminho. O dinheiro deve ser dado do Estado diretamente a quem trabalha, mas atempadamente: às federações e sem demoras para que estas não necessitem do 'banco COP' ficando nas suas mãos.

- O Governo sabe desta situação do roubo das amostras que seriam do Benfica e do Sporting?

- Claro que sim.

- Então corno explica que o secretário de Estado tenha nomeado° ex-presidente do Conselho de Ética COP, Ma-nuel Brito, para o substituir como Presidente da ADoP?

-O Governo é que tem de explicar. Infelizmente isto é só esquemas.

- Acha que o Governo quer tentar branquear esta questão do roubo das amostras?

- Já acredito em tudo. No entanto, não é correto fazer considerações de mérito sobre o novo presidente da ADoP porque não o conheço.

Há pessoas que me dizem que  pode ter efetuado uma consideração negativa sobre mim num Conselho Nacional do Desporto. Mas não sei se é verdade. Se o fez, sem eu estar presente para me poder defender, considero altamente incorrecto, se não o fez, não é correto acusarem-no de algo que o homem possa não ter feito.

Não acredito que o tenha feito, porque então se tal tivesse acontecido, isto ainda está mais podre do que aquilo que eu penso. E sendo ex--presidente do Conselho de Ética do COP, obviamente que estaríamos perante um favor ao José Manuel Constantino, que agora estava a ser pago através do Governo, quando é nomeado para presidente da ADoP.

E, assim, o Constantino passava a mandar na ADoP, que foi aquilo que sempre quis. Mas não quero acreditar... Isso era mau de-mais. Mais a mais, se assim fosse, o Governo estaria a compactuar com isto. Isso seria abominável e nojento. Não quero acreditar. 






FcPorto e Os Amigos
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.