Tradição turca para cumprir

13-09-2017

FC Porto estreia-se na Liga dos Campeões frente Besiktas. Dragões nunca perderam com clubes turcos

Entre Liga dos Campeões e Liga Europa, o FC Porto entra esta quarta-feira (19h45) em campo, para defrontar o Besiktas no jogo de estreia do Grupo G da Liga dos Campeões, com uma tradição a defender: neste caso, um exemplo de muito bons costumes azuis e brancos, que diz respeito a confrontos oficiais frente a equipas turcas. Na Europa, foram oito os jogos entre os Dragões e equipas turcas, que resultaram em seis triunfos e dois empates. Se esta tradição turca é para manter é o que vamos saber mais logo à noite, quando o árbitro inglês Anthony Taylor​ der como finalizado jogo que dá o tiro de partida para a 22.ª participação do FC Porto na mais prestigiada prova mundial de clubes.

A partida frente ao Besiktas será antecipada no Porto Canal, a partir das 17h00 e até às 19h00, e seguida em tempo real na app oficial, Twitter, Facebook e Instagram do FC Porto. No final, o Porto Canal fará a análise ao jogo e em www.fcporto.pt poderá ler a crónica e as declarações dos intervenientes portistas.

Entre clubes turcos, e também já passaram pelo Porto Denizlispor e Fenerbahçe, o Besiktas é mesmo o melhor “freguês” dos azuis e brancos, uma vez que são quatro os registos de jogos entre Dragões e águias negras. Desses quatro, há dois na fase de Grupos da Champions de 2007/08 com uma curiosidade que dá pelo nome de Ricardo Quaresma. O Harry Potter decidiu o jogo de Istambul (0-1) a favor do FC Porto e voltou a marcar no Dragão (2-0). Dez épocas depois regressa para o outro lado do campo como uma das figuras maiores do campeão turco.

Mais tarde, em 2010/11, o Besiktas voltou a cruzar-se com o FC Porto, desta vez na fase de grupos de uma Liga Europa que acabaria nas vitrinas do Museu do FC Porto. Um empate (1-1) no Dragão e uma vitória portuguesa (3-1) em Istambul encerraram, até hoje, o histórico entre os dois clubes.

Voltando um pouco atrás, e falando de figuras, é obrigatório referir outra cara bem conhecida dos adeptos portistas que regressa ao Dragão do lado “inimigo”. O defesa-central Pepe vestiu de azul e branco entre 2004 e 2007 e deixou saudades. Consigo levou dois campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças, saindo depois para Madrid, onde foi indiscutível no Real durante 10 temporadas.

Mas não só de ex-portistas se fazem os reencontros. No atual plantel dos Dragões há quem conheça bem este Besiktas. Aboubakar é o melhor exemplo. O camaronês, que está castigado e nem vai jogar, alinhou pelos turcos na época passada, contribuindo com 19 golos em 38 jogos. Infelizmente para os portistas, acabou expulso no derradeiro jogo da fase de grupos em que o Besiktas perdeu por 6-0 frente ao Dynamo de Kiev. Quis o destino que os turcos beneficiassem hoje dessa expulsão.

Depois há também Alex Telles. O defesa esquerdo conhece bem o campeonato turco: jogou pelos rivais do Galatasaray entre 2013 e 2015 e com toda a certeza vai reencontrar caras bem conhecidas dos quentes dérbis de Istambul. O defesa foi mesmo chamado a fazer a antevisão da partida, na qual atestou a confiança com que a equipa parte para a estreina na competição.

Quanto a Sérgio Conceição, procura a vitória na estreia como treinador em provas da UEFA, que ao acontecer manteria os Dragões numa onda 100 por cento vitoriosa em 2017/18. Três pontos colocariam também o técnico num lote onde passariam a constar seis nomes que, como técnicos, venceram o jogo inaugural da fase de grupos no atual formato da Champions. Na conferência de imprensa de antevisão o técnico destacou a importância de começar a ganhar.



FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.