“Dificilmente nos casos de corrupção a prova colhida é tão vasta e cristalina“


Decorreu ontem o final do debate instrutório do caso E-toupeira no tribunal central de instrução criminal em Lisboa. Um processo que terá agora alguns dias de inactividade até 13 de Dezembro, dia em que a juíza Ana Peres anunciará se o caso irá ou não a julgamento. 

"Dificilmente nos casos de corrupção a prova colhida é tão vasta e cristalina" 


Da sessão de ontem sairam algumas declarações muito relevantes do procurador do Ministério Público que merecem claro destaque:

"Paulo Gonçalves é o cerne e estava presente na maioria das reuniões da SAD, nas reuniões de Conselho Directivo, estava sempre no Estádio da Luz, estava assim sempre junto da liderança e tomadas de decisões da SAD"

"Não basta existir o código de conduta. O código de conduta precisa de vigilância", sustentou Valter Alves. "A Benfica SAD está indiciada de forma directa às contrapartidas, como o acesso ao parque reservado e promessa de emprego à filha de José Silva. José Silva mostra indícios de forma directa a processos judiciais com interesse para a SAD do Benfica e de os divulgar, mesmo alguns estando em segredo de justiça. Os arguidos aceitaram as contrapartidas feitas pelo clube, através de Paulo Gonçalves."

"Era uma forma de recompensa. Qual é o fundamento de oferecer tudo aos arguidos? Fazem isso a todos os adeptos? Não fazem! E qual é o fundamento de os funcionários judiciais acederem a processos de forma abusiva, colocando a sua carreira em risco?"

"Dificilmente nos casos de corrupção a prova colhida é tão vasta e cristalina", sustentou o procurador.

Peça da RTP


Gostaria de salientar um peça da jornalista Margarida Neves de Sousa da RTP que com bastante criatividade resumiu o que estava em causa
.

Apesar da qualidade da peça faltou mencionar algumas coisas. Relativamente às "alegadas" contrapartidas, para além da promessa de trabalho para um sobrinho, das camisolas e bilhetes para os jogos na Luz, há também a oferta de bilhetes para jogos fora (logo, pagos pelo Benfica ao clube da casa), acesso a zonas exclusivas do estádio que possibilitavam convívio com os jogadores e mais relevante ainda...

Link da notícia (aqui)
Também faltou dizer nesta peça que a esmagadora maioria dos processos consultados diziam respeito directa ou indirectamente a clube rivais e processos em que o próprio Benfica estava sob investigação. 

MP e assistentes pedem julgamento para todos os arguidos


Segundo a imprensa de hoje, ministério público e alguns assistentes do processo pediram o julgamento para todos os arguidos, incluindo a Benfica SAD. Neste rol de assistentes estão o Sporting, Bernardino Barros ou António Perdigão. Do que saiu na imprensa só há referência a estes três assistentes, mas existem muitos mais que são menos conhecidos do grande público. Sobre eles não há referência na imprensa sobre a presença dos advogados ou dos próprios e se pediram ou não que o processo vá a julgamento.

Fonte: Mister do Café
 
FcPorto e Os Amigos
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.