Este é o melhor reforço do campeonato

Luis Díaz alinhou em todos os jogos oficiais e está ligado a nove golos do FC Porto. Entre os clubes da I Liga não há quem lhe faça concorrência.

Com três meses da temporada já cumpridos, é seguro escrever que não há um reforço entre os clubes que participam na I Liga que tenha produzido tantos golos como Luis Díaz.

O internacional colombiano, contratado pelo FC Porto ao Júnior Barranquilla, por uma verba a rondar os sete milhões de euros, chegou este domingo à nona ação decisiva da temporada, cavando uma distância para Zé Luís (sete) e destacando-se no topo do ranking que apresentámos nesta página.

Não há outro jogador do plantel a quem Sérgio Conceição tenha recorrido nos 15 jogos efetuados pelos dragões esta temporada e a resposta de "Lucho" tem sido à medida, principalmente no início do ciclo infernal que os novos líderes do campeonato (a par do Benfica) enfrentam.

O extremo desbravou caminho para as vitórias tranquilas frente ao Coimbrões (Taça de Portugal) e ao Famalicão (I Liga) e ainda foi fundamental no empate obtido com o Rangers (Liga Europa). A exibição com os famalicenses, de resto, valeu-lhe o prémio de MVP para a Liga.

"Grande vitória equipa. Mais um golo. Graças a Deus", escreveu, durante o dia de ontem, nas redes sociais a acompanhar o momento em que recebeu o prémio.

Um matador disfarçado de extremo-esquerdo

Luis Díaz carrega nos ombros a responsabilidade de substituir Brahimi, que nas últimas épocas foi dono e senhor do lado esquerdo do ataque, mas a verdade é que esse tem sido quase só o ponto de partida para outros terrenos.

Como se percebe pelo mapa das zonas que pisou no encontro com o Famalicão, recolhido pelo portal "Wyscout", o colombiano teve ações importantes à esquerda, à direita e até no centro do ataque.

Foi bem no coração da área, de resto, que fez o 1-0, na sequência de um lance em que não teve tempo de retomar a posição inicial (na altura foi tapada por Soares). Mas este movimento esteve longe de ser circunstancial.

Pelo contrário. "Quando atacávamos, o Luis Díaz juntava-se ao Soares [na área]", explicou, no final, Sérgio Conceição, que já havia pedido algo semelhante noutros encontros, como se constata quando se examina ao pormenor as zonas onde fez os seis golos que leva esta temporada.

Quatro deles surgiram na área do ponta de lança, quase dando a ideia que "Lucho" é uma espécie de matador disfarçado de extremo. Só com o Krasnodar, na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e com o Rangers, na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, faturou através de remates cruzados de fora da área.

Só outro reforço das alas o bate nas principais ligas

O rendimento de Luis Díaz, que procura amanhã (Marítimo) o quarto jogo seguido a marcar, não fica nada a dever ao de outros extremos dos principais campeonatos europeus que trocaram de clube no verão.

Na verdade, segundo o "Wyscout", só há um com números mais auspiciosos: Quincy Promes. O craque do Ajax já produziu 11 golos (marcou oito e assistiu em três), a maior parte deles numa liga em que o ataque dita leis.


 
FcPorto e Os Amigos
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.