Segundo aniversário do Museu FC Porto promete animação e festa

19-09-2015

Programa de celebrações estende-se por 26, 27 e 28 de Setembro e inclui concertos, exposições e muitas surpresas

O segundo aniversário do Museu FC Porto comemora-se a 28 de Setembro e é coincidente com o 122.º aniversário do FC Porto, mas as comemorações começam logo no dia 26, prolongando-se até ao dia de aniversário. A programação inclui realidade virtual com óculos VR, figuração histórica e desportiva, concertos ao vivo (Diana Martinez, Sónia Aráujo, Pedro Tatanka dos Black Mamba e Lulla Bye, entre outros), exposições, contos e histórias encenadas, insufláveis e diversões, tudo à mistura com ofertas surpresa aos visitantes. Para os sócios até aos 16 anos a entrada é grátis, que inclui também a inauguração da exposição de pintura do antigo jogador e hoje artista plástico Albertino, na Sala Multiusos do Museu.

Este segundo aniversário acontece num momento em que o Museu FC Porto figura, há várias semanas, no primeiro lugar do ranking turístico TripAdvisor dos museus mais visitados entre 89 estruturas culturais do Porto e da região norte. No dia 26 de setembro, há a destacar, entre outras actividades, um evento de realidade virtual e figuração histórica e desportiva – propostas, aliás, transversais nos três dias - e dois concertos, pela Orquestra da Escola Pêro Vaz de Caminha (14h30) e por Diana Martinez (17h00), com acesso gratuito.

O dia 27 (domingo) fica marcado por mais uma “Rota do Dragão”, com o historiador Joel Cleto, a última oportunidade deste ano para descobrir as 21 referências ao Dragão em monumentos da Cidade do Porto, num passeio de genuíno turismo cultural e de valorização patrimonial. Porque neste dia também se assinala o Dia Mundial do Turismo, o Museu disponibiliza seis visitas orientadas, cada uma delas em língua diferente – são seis horários e outros tantos idiomas: polaco, francês, português, espanhol, inglês e alemão.

A somar à performance artística, realidade virtual e figuração histórica e desportiva, estão agendados mais dois concertos imperdíveis: Sónia Araújo com “As Dicas da Sónia” (11h00) e Pedro Tatanka, vocalista, guitarrista e compositor dos Black Mamba (15h00), uma das bandas de maior referência em Portugal no Soul, Blues e Funk. Tatanka já pisou os maiores palcos de festivais portugueses e até mesmo o Rock In Rio, no Rio de Janeiro.

Ao fim de dois dias de múltiplas iniciativas, chega a hora do segundo aniversário do Museu FC Porto – 28 de Setembro, data que coincide também com o 122.º aniversário do Futebol Clube do Porto. Na segunda-feira, os portuenses Lulla Bye, a comemorar 10 anos de carreira, atuam no Museu FC Porto, pelas 15h00, para marcar o regresso aos discos e aos palcos com um novo álbum de originais, “Balloons” e mais uma compilação de inéditos dos autores de radio-hits como “Making me Better” e “A Bigger Plan”.

O dia do 2.º aniversário prossegue com animação permanente, destacando-se da programação, a inauguração da exposição de Albertino, antigo jogador internacional do FC Porto e desde há muito, por formação e convicção, artista plástico de reconhecido talento a revisitar nas telas da mostra “O Meu Clube, a Minha Cidade” que abre portas, a partir das 16h00, na Sala Multiusos do Museu FC Porto. No espaço da futura Sala de Exposições Temporárias, e durante os três dias de festa, é reposta a instalação artística “Making Of”, com projecção de vídeo documental.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.