17 seguidas e a contar

27-12-2015

 O arranque de campeonato do FC Porto 2015/16 tem sido tão espectacular quanto perfeito

 Já não há muitos adjectivos que façam jus ao percurso do FC Porto na presente edição do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Os heptacampeões nacionais somam 17 vitórias em outras tantas jornadas e já estabeleceram um novo recorde de triunfos consecutivos na primeira fase da competição, liderando, claro está, a tabela, com seis pontos de vantagem sobre a dupla lisboeta formada por Sporting e Benfica.

Numa época em que se exibiu a grande nível na Liga dos Campeões da EHF, conseguindo sete vitórias em dez jogos mas falhando o acesso à fase seguinte, o FC Porto tem sido absolutamente intratável a nível interno, coleccionando vitórias atrás de vitórias na principal prova do calendário nacional. Se em 2014/15 a senda triunfal terminou ao 16.º jogo, com uma derrota no Dragão Caixa diante do ABC, a história escrita em 2015/16 já superou essa história.

O recorde começou na Maia, frente ao Águas Santas (30-25), e persistirá pelo menos até dia 16 de Janeiro de 2016, aquando da visita do FC Porto ao Pavilhão da Luz 2, para defrontar o Benfica. Na quinta jornada, os Dragões receberam e venceram o ABC (32-27), a mesma equipa que os impediu de prosseguirem a senda de 15 vitórias consecutivas no campeonato anterior. Na ronda seguinte, em casa do Sporting, mais um notável triunfo portista (27-26), com o guarda-redes Alfredo Quintana a brilhar no último suspiro.

O ciclo intenso e exigente prosseguiu com uma recepção ao Benfica, novamente com o FC Porto a revelar-se mais forte e a levar a melhor (30-25), somando frente aos encarnados a sétima vitória consecutiva. Sempre em alta rotação e sem relaxamentos, o colectivo comandado por Ricardo Costa foi derrubando todos os adversários que lhe surgiram no caminho, ultrapassando uma vez mais com distinção dois dos principais rivais nas duas derradeiras jornadas de 2015.

Na 16.ª ronda, no sempre difícil Pavilhão Flávio Sá Leite, os Dragões derrotaram o ABC (30-27) e reforçaram ainda mais a confiança para o desafio seguinte, frente ao Sporting, no Dragão Caixa. Nova exibição de gala e mais um triunfo (35-30) sobre os leões, o 17.º consecutivo para o FC Porto nesta edição do Andebol 1. Os heptacampeões nacionais somam, seguem e prometem não ficar por aqui. Continua em 2016.

Nota: Até ao final do ano e por ordem crescente de relevância vamos continuar a apresentar os dez momentos marcantes de 2015, seja pelo desempenho desportivo, seja pelo significado e pela influência que possa ter tido na vida do clube. No dia 31 apresentaremos os dez momentos reunidos num só texto. Trata-se apenas de uma forma simples de fazermos o retrato do ano que agora termina.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.