Cabeça de Aboubakar na passagem aos “quartos”

16-12-2015

Avançado camaronês voltou aos golos e “carimbou” a qualificação dos Dragões para a próxima fase

Com um golo de cabeça de Aboubakar, aos 10 minutos, o FC Porto qualificou-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal ao derrotar o Feirense, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira. Foi a 11.ª vez que os Dragões bateram a equipa do distrito de Aveiro nos 13 encontros disputados e a terceira vez que os azuis e brancos eliminaram o Feirense da Taça de Portugal, num encontro em que os Dragões geriram bem o esforço e não precisaram de acelerar muito para conseguir controlar as operações.

Com sete alterações no onze inicial em relação à atribulada partida com o Nacional - Casillas, Maxi Pereira, Marcano, Rúben Neves, Herrera, Corona e Brahimi deram o lugar a Helton, Maicon, José Ángel, Evandro, Sérgio Oliveira, Alberto Bueno e Tello -, os portistas entraram em jogo praticamente a vencer. Na primeira vez que se acercaram com perigo da baliza do Feirense, num canto marcado de forma exímia por Sérgio Oliveira, Aboubakar cabeceou com êxito para o 1-0, acabando com uma seca de golos que durava desde 8 de Novembro. O Feirense reagiu, com mais coração do que cabeça, enquanto os Dragões, que terminaram os primeiros 45 minutos com 69% de posse de bola, procuravam abrandar o ritmo de jogo. Foi a equipa da casa que acabou por ter duas boas oportunidades ainda na primeira metade, num livre bem defendido por Helton aos 37 minutos e, no canto que se lhe seguiu, num remate de cabeça de Ícaro, que saiu por cima. Ao intervalo, o 1-0 premiava a eficácia dos comandados de Julen Lopetegui.

A segunda metade iniciou-se na mesma toada morna dos primeiros 45 minutos, mas com sinal mais para o FC Porto, que se acercava mais vezes da baliza do Feirense com perigo. Aos 60 minutos, um remate de Alberto Bueno, descaído para a esquerda, saiu ao lado e, um minuto depois, o avançado espanhol chegou tarde a um cruzamento tenso de Miguel Layún. Aos 71, Aboubakar teve uma grande oportunidade para colocar o FC Porto numa posição mais confortável, após uma intercepção de Evandro à entrada da área, mas o remate do camaronês saiu à figura e, no canto que resultou desta jogada, foi Bueno a fazer o mesmo.

Com um ciclo intenso de jogos recentes nas pernas, os portistas procuraram manter um ritmo baixo nos últimos 20 minutos da partida. Num último assomo de personalidade, o Feirense podia ter empatado a partida, num lance bem gizado pela esquerda que terminou numa defesa de recurso de Helton a remate de Kukula (88m), mas os portistas também poderiam ter chegado ao 2-0 dois minutos depois, com o remate de Corona, a passe de Layún, a ser cortado in extremis por um defesa contrário. A equipa de Julen Lopetegui garantiu a qualificação para a fase seguinte e vai conhecer o adversário dos quartos-de-final no próximo dia 21, pelas 12h00, num sorteio que se vai realizar na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
Ver ficha de jogo
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.