Com certeza uma casa portoguesa

08-12-2015

O azul do Chelsea não é o único que predomina em Londres e o FC Porto está (muito) bem representado na capital inglesa

Nem o frio que se faz sentir em Londres por estes dias arrefece a chama do Dragão, bem acesa na Casa do FC Porto na capital de Inglaterra, desde há dois anos liderada por Carlos Pimentel, flaviense de gema e portista por natureza. Com a simpatia tão característica do povo nortenho, Carlos Pimentel abriu a “sua” casa ao www.fcporto.pt e falou-nos sobre tudo, a começar, inevitavelmente, pelos raros momentos em que os azuis e brancos jogam em Londres, o que irá acontecer esta quarta-feira (19h45), frente ao Chelsea, em Stamford Bridge, para a sexta e decisiva jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.

“Como não é todos os dias que o FC Porto vem jogar a Londres, estas alturas são completamente diferentes. O espírito das pessoas é diferente, a animação é maior e, ao mesmo tempo, a ansiedade também. Existem muitos portistas em Londres e estes momentos são sempre especiais para nós, não há como negá-lo. São momentos pelos quais esperamos durante muito tempo e por isso é que são tão especiais”, começou por dizer-nos Carlos Pimentel, em plena cozinha do restaurante que pertence à Casa do FC Porto, enquanto preparava mais um bacalhau genuinamente português, acompanhado de batatas a murro. Pelo aroma e pelo aspecto, podemos apostar que estava divinal.

Há 18 anos radicado em Londres, Carlos Pimentel é nascido e criado em Chaves, sendo, por isso, um homem do Norte. “Sou flaviense desde nascença, mas aprendi a gostar do FC Porto e posso dizer que, no futebol, tenho dois amores: o FC Porto e o Desportivo de Chaves. Quando jogarem um contra o outro, talvez torça pelo empate. Há muitos emigrantes portugueses em Londres, como já se sabe, mas a malta do Norte é verdadeiramente impecável. Eu sou de Chaves, sou transmontano, e sei do que falo”, garantiu, de sorriso no rosto, explicando sucintamente aquilo em que transformou a actual Casa do FC Porto na capital inglesa.

“Esta casa esteve fechada durantes uns anos e eu revitalizei-a, tornando-a uma referência portista e portuguesa em Londres. Tenho muito orgulho naquilo que temos feito aqui, inclusive na parte da restauração, na qual temos muitos pratos portugueses, com ingredientes e alimentos portugueses. Amanhã, por exemplo, como joga o FC Porto, vamos ter tripas à moda do Porto, mas o nosso ex-líbris é mesmo a francesinha, considerada a melhor de Londres. Numa destas noites, por exemplo, fizemos mais de 80 francesinhas, o que diz bem da saída que elas têm”, prosseguiu Carlos Pimentel.

A filial dos Dragões em Londres já recebeu visitantes ilustres como Fernando Gomes, actual vice-presidente do clube, ou as antigas glórias portistas João Pinto e Fernando Gomes, mas Carlos Pimentel confessou ainda aguardar a visita mais especial de todas. “Seria uma honra e um privilégio receber aqui o nosso presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, e aproveito esta oportunidade para lhe fazer esse convite. Tenho a certeza de que ele muito se iria orgulhar deste espaço e da forma como o FC Porto está nele representado”.

O FC Porto está em Londres e por cá vai ficar até ao início da madrugada de quarta para quinta-feira, mas o fervor portista do dia-a-dia, já de si natural, ganha contornos ainda maiores em dias de jogo. “Sempre que o FC Porto joga, a casa enche e é uma loucura, com cânticos e gritos por todo o lado. Os portistas, por norma, vivem muito o clube, e até aqui isso não é diferente. É uma alegria, ainda mais quando o FC Porto ganha”, concluiu Carlos Pimentel.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.