FC Porto é uma autêntica máquina de somar milhões com defesas



Dragões são a equipa europeia que mais dinheiro encaixou com a venda de centrais e laterais desde o início do milénio.

Com as recentes transferências de Ricardo Pereira (para o Leicester) e de Diogo Dalot (em breve oficializado no Manchester United), o FC Porto já encaixou mais de 350 milhões de euros com a venda de defesas desde o início deste milénio, sendo - de longe - a equipa em toda a Europa que mais dinheiro recebeu com laterais e centrais. Pepe, Ricardo Carvalho, Mangala, Cissokho, Otamendi, Paulo Ferreira, Bosingwa, Danilo e Alex Sandro são apenas alguns dos exemplos de vendas milionárias nos últimos anos.

A SAD portista tem uma receita superior a 100 milhões de euros em relação ao Roma, que surge em segundo lugar no top com jogadores defensivos. Só o Chelsea deixou lá 55 milhões de euros há um ano para levar Rudiger e Emerson. O Benfica, que na época passada ganhou 65 milhões de euros com as vendas de Lindelof e Nélson Semedo (e mais alguns com Ederson), surge em quarto lugar deste ranking. Como curiosidade, acrescente-se que, até à data, o defesa mais caro da história é Virgil van Dijk por quem o Liverpool pagou 75 milhões ao Southampton.

Dalot garante que o acordo com a UEFA para 2017/18 fica praticamente cumprido, pois com Ricardo e Boly já se ultrapassaram os 50 milhões de receitas extraordinárias. E ainda falta Layún. Mas o jovem é só o último lateral saído de uma fábrica antiga. Desde que Secretário encheu páginas de jornais no verão de 1996 quando se mudou para o Real Madrid a troco de 300 mil contos, qualquer coisa como 1,5 milhões de euros - parece pouco mas à data era um balúrdio - que a máquina de calcular da SAD não tem parado de fazer contas de somar. Contabilizando já os 22 milhões de euros de Ricardo Pereira e os 20 milhões que, no mínimo, serão recebidos pela mudança de Dalot para o Manchester United, o FC Porto já vai em 125 milhões de euros.

Mas há mais dados interessantes: Dalot é a mais recente "joia" saída da formação que o FC Porto vende no espaço de um ano. Depois de André Silva e de Rúben Neves, a SAD totalizará um encaixe de praticamente 75 milhões de euros em 12 meses.

Total de receitas com defesas desde 2000*:

1.º - FC Porto: 355,3 milhões de euros

2.º - Roma: 248,9 milhões

3.º - Southampton: 221,7 milhões

4.º - Benfica: 210,7 milhões

5.º - Chelsea, 209,7 milhões

*dados do site Transfermarkt



FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.