Os estranhos casos entre o Benfica e o Moreirense


Nestes dias o foco de todos os adeptos tem estado nos ecrãs para ver o mundial de futebol na Rússia. Por essa razão, a liga portuguesa e as falcatruas perpetuadas pelo Benfica têm sido postas para décimo plano. Não é por estarmos todos a olhar para o mundial que temos de deixar passar pelos pingos das chuva as últimas notícias sobre o Benfica.

O estranho caso de Alfa Semedo

O jogador do Moreirense, Alfa Semedo, foi recomprado pelo Benfica por 2 milhões de euros.


 


Até aí nada a estranhar, se não tivesse sido dado pelo Benfica no ano passado. O Benfica decidiu oferecer o passe de Alfa Semedo ao Moreirense, ficando com 50% dos direitos económicos.



Ou seja, o Benfica oferece uma promessa ao Moreirense que, por sua vez, no ano seguinte, vende ao Benfica por 2 milhões de euros. Este caso podia ser uma simples coincidência, não seria a primeira vez que um clube volta a recomprar um jogador que já foi dos quadros. No entanto, este caso não foi o único perpetuado pelo Benfica e pelo Moreirense. Na época passada aconteceu exatamente a mesma situação mas com outro jogador.

O estranho caso de Pedro Rebocho

Em Julho de 2016, o Moreirense confirmou a contratação de Pedro Rebocho que ingressou no clube de Moreira de Cónegos por 3 épocas.



Tal como aconteceu com Alfa Semedo, Pedro Rebocho mudou-se para o Moreirense a custo zero, tendo o Benfica ficado com 50% dos direitos económicos. Tal como aconteceu com Alfa Semedo, o Benfica recomprou o jogador do Moreirense, na época seguinte à oferta do jogador.



Estes dois casos envolvendo estes dois clubes, em dois anos seguidos, são idênticos. Dois jogadores são oferecidos pelo Benfica ao Moreirense sendo comprados novamente pelo clube do polvo, no ano seguinte, permitindo um encaixe financeiro significativo ao Moreirense.

O Benfica é o abono de família do clubes pequenos

Já o ex-presidente do Vitória de Setúbal referia que o Benfica era o abono de família do clube do Sado (aqui). Através dos e-mails divulgados ao longo do último ano percebemos que o Benfica também foi abono de família do Boavista (aqui), do Vitória de Guimarães (aqui), dos Belenenses (aqui). No caso dos Axedrezados e do Guimarães, estes confirmaram que estavam com dificuldades financeiras e o Benfica decidiu ser solidário. O Benfica, por diversas vezes, fez transferências aos clubes mencionados pela compra do direito de preferência de vários jogadores. Jogadores estes que nunca chegaram a vestir a camisola do Benfica.

Neste caso envolvendo o Moreirense, chegamos a uma nova tática utilizada pelo clube do Polvo para mascarar as ofertas feitas aos clubes. O Benfica oferece um jogador que não precisa ao Moreirense, depois da época terminada o Benfica recompra o passe do jogador, permitindo que o clube vendedor receba uma quantia elevada de um jogador que tinha sido oferecido pelo próprio Benfica. Curiosamente, estes jogadores, nem chegam a calçar no Benfica.

A performance do Moreirense contra o Benfica no campeonato.

Toda a gente conhece o Moreirense como um clube complicado para os grandes, sobretudo quando joga em casa. Sim, o Moreirense é um clube complicado, mas não para todos os grandes. O Moreirense não pontua contra o Benfica, para o campeonato, desde 2013.


Curiosamente, a performance contra os outros grandes é diferente.


Estes resultados são elucidativos. Ainda se tornam mais estranho quando um dos jogadores oferecidos pelo Benfica, o Alfa Semedo, decidiu oferecer a vitória ao Benfica por 1-0 no final desta época.



A reação do Alfa Semedo não deixa de ser curiosa e, também, o gesto efetuado depois de estar praticamente toda a jogada com as mãos atrás das costas. Este jogo foi o último desta temporada para o Benfica e, se perdessem, poderiam ter ficado em terceiro lugar se o Sporting tivesse ganho na Madeira.

O Moreirense também está envolvido em casos de corrupção

A subida do Moreirense à primeira liga em 2012 esteve envolta em polémica, sendo o clube atualmente investigado por aliciamento de 6 jogadores.



Apesar do Presidente do Clube, Vítor Magalhães, negar o envolvimento neste caso, o Moreirense, assim como o filho do Presidente, um ex-vice presidente do clube e três jogadores foram constituídos arguidos neste processo. Qualquer semelhança com as práticas do Benfica são meras coincidências.

De coincidência em coincidência, o Benfica continua a passar pelos pingos da chuva. Estas dádivas feitas pelo Benfica ao Moreirense merecem ser investigadas pelas autoridades. Este abono de família não é de todo inocente.

Texto de:Opolvo

FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.