Dragão fez horas extra para partir na frente

09-05-2015

​Vitória por 36-33 sobre o Sporting, após prolongamento, no jogo um da final do Andebol 1

O FC Porto ganhou vantagem na final do Campeonato Fidelidade Andebol 1, discutida à melhor de cinco encontros, ao bater este sábado o Sporting por 36-33, após prolongamento. Foi por isso uma vitória muito complicada, como todas frente a este adversário nesta época: nos três anteriores encontros, os Dragões tinham triunfado por três vezes, mas sempre pela margem mínima. A maior capacidade física e uma crença que parece inesgotável permitiram aos azuis e brancos superiorizar-se no prolongamento, em que Gilberto Duarte marcou três golos (oito no total, tantos como Hugo Santos) e se revelou decisivo.

Os Dragões entraram no encontro a todo o gás, chegando aos 4-0 quando ainda nem decorriam quatro minutos, o que forçou o treinador do Sporting a pedir um time-out. A receita foi a do costume: agressividade na defesa e exploração do contra-ataque, que permitiu ainda chegar aos 5-0, aos cinco minutos. Depois, o Sporting foi paulatinamente entrando no jogo, melhorando muito na defesa (com um sistema 5-1, que se transformava em 4-2, capaz de incomodar os portistas) e recuperando no marcador.

O encontro desequilibrou-se a favor dos lisboetas com um parcial de 7-0 obtido entre os minutos 18 e 25, no final do qual os leões já tinham quatro golos de vantagem (10-14). Os portistas revelaram-se estranhamente amorfos, mas reagiram nos minutos finais da primeira parte - com Laurentino na baliza, no lugar de Quintana - , tirando também partido de duas exclusões dos forasteiros. Porém, ao intervalo, o Sporting continuava na frente (14-17).

O FC Porto precisava de aumentar a intensidade do seu jogo na segunda parte e os primeiros minutos nem foram muito favoráveis: aos 38 minutos, o Sporting até tinha aumentado a vantagem para quatro golos (16-20). No entanto, parecia notar-se algum desgaste físico dos lisboetas, até pela menor rotatividade que impõem no seu sete. Os Dragões arrancaram para um parcial de 7-1, passando em menos de seis minutos o resultado de 17-20 para 22-21, com dois golos consecutivos de Daymaro Salina em contra-ataque. Era assim que o marcador estava aos 45 minutos e advinhava-se por isso um último quarto de hora muito quente.

Assim sucedeu e, até ao final, apenas se registaram empates e vantagens mínimas, sendo que o Sporting esteve na frente somente por uma vez (27-28, aos 57 minutos). Já no último minuto, Ricardo Moreira colocou os azuis e brancos em vantagem, num contra-ataque, mas Frankis Carol voltou a empatar o encontro (29-29). Com 14 segundos de ataque para conseguir um golo, o FC Porto definiu mal o lance e o encontro foi para prolongamento.

No tempo extra, já se sabe, cada golo vale ouro. Os Dragões chegaram ao final da primeira parte do prolongamento na frente (32-31), depois de os dois primeiros tentos até terem sido apontados pelos lisboetas, que tiveram a primeira posse de bola. Na segunda parte, o FC Porto confirmou o resultado, com Gilberto Duarte (três golos) a puxar dos galões e Hugo Laurentino a efectuar uma defesa importantíssima. Destaque ainda para a entrada de Nuno Gonçalves no encontro, na segunda parte: o lateral esquerdo contribui para a melhoria da prestação defensiva dos azuis e brancos. Quarta-feira (21h00) disputa-se o jogo dois.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 36-33 (após prolongamento)

Campeonato Fidelidade Andebol 1, final, jogo 1
9 de Maio de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.), Ricardo Moreira (4), João Ferraz (3), Miguel Martins, Daymaro Salina (5), Gilberto Duarte (8) e Hugo Santos (8)
Jogaram ainda: Alexis Hernandez (3), Yoel Morales (4), Nuno Roque, Michal Kasal (1), Hugo Laurentino (g.r.) e Nuno Gonçalves
Treinador: Ljubomir Obradovic

SPORTING: Ricardo Candeias (g.r.), Pedro Portela (8), Bosko Bjelanovic, Sérgio Barros (4), Frankis Carol (4), João Antunes (2) e Fábio Magalhães (3)
Jogaram ainda: Rui Silva (5), Pedro Spínola (2), Bruno Moreira (2), Pedro Solha (3) e Ricardo Correia (g.r.)
Treinador: Frederico Santos

Ao intervalo
: 14-17
Final do tempo regulamentar: 29-29

Disciplina: cartão vermelho para Daymaro Salina (69m)
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.