Dragões são campeões nacionais de Sub-19

16-05-2015

​Vitória sobre o Gil Vicente em Barcelos (3-2) valeu a conquista do Campeonato Nacional de Juniores A

O FC Porto sagrou-se este sábado campeão nacional de juniores A ao vencer o Gil Vicente por 3-2, em Barcelos, na 14.ª e derradeira jornada da prova. Os Dragões começaram a construir a vitória com um golo na própria baliza (30min), tendo aumentado a vantagem por intermédio de Chidozie (38m), antes de os gilistas reduzirem para 2-1, em cima do intervalo. Na segunda parte, depois de Sérgio Ribeiro ter apontado o terceiro, na execução perfeita de um livre directo (63m), a equipa de Barcelos ainda marcou, insuficiente, porém, para evitar que o jogo terminasse em festa.

Sem ter averbado qualquer derrota em casa em todo o campeonato, o Gil Vicente entrou melhor e começou a criar perigo quando ainda não estavam decorridos os primeiros dez minutos do jogo: remate forte de Batalha para a primeira grande defesa da tarde do guarda-redes João Costa. Os portistas responderam um quarto de hora mais tarde, numa bela jogada individual de Rúben Macedo, que terminou com a bola a passar ligeiramente ao lado da baliza portista. Era um sinal para o que viria a acontecer à meia hora de jogo: Sérgio Ribeiro remata, a bola bate no ferro e depois na cabeça de Sobrinho, central do Gil Vicente, que acaba por fazer auto-golo.

O título estava mais perto e ficou ainda mais oito minutos depois, quando num canto cobrado por Sérgio Ribeiro levou Chidozie a subir ao primeiro andar para cabecear para o segundo golo do FC Porto. Não faltava muito para o intervalo, mas o Gil Vicente ainda teve tempo para chegar ao 2-1, na sequência de um canto.

Na segunda parte, os Dragões mostraram que não estavam satisfeitos com um resultado magro e perigoso e Chidozie esteve muito perto de bisar, também de cabeça, na sequência de um livre cobrado por Sérgio Ribeiro (48min). O jogo estava entretido, com sinal mais da equipa azul e branca, mas os gilistas obrigaram João Costa, mais conhecido por Andorinha, a voar para uma nova enorme defesa, num livre cobrado por Miguel.

Dez minutos depois de Folha ter mexido no meio campo, ao fazer entrar Moreto para o lugar de Fidélis, o FC Porto voltou aumentar a vantagem, num livre directo cobrado de forma superior pelo inevitável Sérgio Ribeiro (68m), a grande figura do jogo e umas das maiores figuras dos novos campeões nacionais. As faixas já estavam a caminho, mas a equipa de António Folha recusou dormir à sombra da vantagem e João Cardoso deu sinal disso num remate forte à entrada da área que levou perigo à baliza gilista.

O Gil Vicente, porém, não quis dar o jogo por terminado e foi em busca de mais um golo que relançasse a partida, que acabou por surgir à custa do azarado Lumor, que introduziu a bola na própria baliza (84m). Foi a última vez que a equipa da casa conseguiu chegar à área que os Dragões fecharam a sete chaves até o árbitro André Gralha apitar pela última vez e, assim, dar início à festa azul e branca entre os jogadores e os cerca de meio milhar de adeptos portistas presentes nas bancadas Estádio Adelino Ribeiro Novo.

FICHA DE JOGOGIL VICENTE-FC PORTO, 2-3Campeonato Nacional de Juniores A, fase final, 14.ª jornada
16 de Maio de 2015
Estádio Adelino Ribeiro Novo, em Barcelos

Árbitro: André Gralha (Santarém)

GIL VICENTE: Ivan (g.r.); Sobrinho, Tuca, Kaká, Miguel; Rocha, Mateus, Platiny, Vágner, Batalha e Jonathan.
Substituições: Mateus por Henrique (68m), Novo por Batalha (78m)
Treinador: Nandinho

FC PORTO: João Costa (g.r.); Fernando, Malthe Johansen, Jorge Fernandes, Lumor; Chidozie, Fidélis, João Cardoso; Sérgio Ribeiro, Ruben Macedo e Leonardo.
Substituições: Moreto Cassamá por Fidélis (58m), Rui Moreira por João Cardoso (76m), Andrés Mesquita por Sérgio Ribeiro (86m)
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 1-2

Marcadores: Sobrinho (p.b., 30m), Chidozie (38m), Tuca (45+1m), Sérgio Ribeiro (63m), Lumor (p.b., 87m)
Disciplina: cartão amarelo a Jorge Fernandes (40m), Lumor (52m), Tuca (62m), Chidozie (79m), Sobrinho (81m), Moreto Cassamá (90m)
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.