Derrota por um golo na Rússia dificulta apuramento para os “oitavos”

26-11-2015

Dragões perderam por 30-29 no terreno do Chekhovskie Medvedi, em partida da Liga dos Campeões

O FC Porto perdeu esta quinta-feira no terreno do Chekhovskie Medvedi, pela margem mínima (30-29), o que dificulta muito as contas do apuramento para o play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da EHF. Em caso de vitória, os Dragões dependiam apenas de um triunfo caseiro frente ao Vojvodina, na última jornada, para garantir um dos dois primeiros lugares do grupo C, mas a derrota deixa os portistas a fazer contas, sendo que os rivais directos La Rioja e Meshkov Brest (actualmente com os mesmos 12 pontos do FC Porto, no topo do grupo) ainda têm dois jogos por realizar, um deles entre si. De nada valeram os 11 golos de António Areia nem uma série de extraordinárias defesas de Alfredo Quintana na segunda parte, numa partida em que os heptacampeões chegaram a estar por duas vezes em vantagem nos últimos dez minutos.

Os Dragões entraram mal na partida e demoraram 7.33 minutos a marcar o primeiro golo, por intermédio de Yoel Morales. A equipa da casa tinha arrancado com um parcial de 4-0, mas as distâncias foram-se encurtando a partir desse momento, com o jogo azul e branco a assentar, apesar do poderio físico dos russos, nomeadamente na zona central, onde se destacava o fortíssimo pivô Chernoivanov. Na primeira oportunidade de que o FC Porto dispôs para chegar ao empate, quando perdia por 7-6, Yoel acertou inadvertidamente na cara do guarda-redes Oleg Grams, forçando a sua substituição por Dmitry Pavlenko.

O suplente seria precisamente uma das figuras da primeira parte, ao evitar pelo menos por duas vezes que os portistas passassem para a frente do marcador, aos 12-12 e 13-13. Antes, já tinha feito duas defesas espantosas a remates de Areia, quando os Dragões procuravam a igualdade a 11. O ponta direita foi precisamente a outra grande figura dos primeiros 30 minutos, com sete golos, três deles na conversão de livres de sete metros. Depois do início em falso, o FC Porto esteve por seis vezes em igualdade, mas nunca conseguiu passar para a frente.

A segunda parte começou com uma vantagem mínima (16-15) do Medvedi e Quintana no lugar de Laurentino, a fechar autenticamente a baliza azul e branca, incluindo a defesa a um livre de sete metros de Kovalev, aos 37 minutos. Porém, o jogo entrou numa fase com muitos erros técnicos e de remate de parte a parte, mas com o FC Porto a falhar mais do que o adversário. Ricardo Moreira desperdiçou mesmo um livre de sete metros, devido a mais uma excelente defesa de Pavlenko, e os heptacampeões passaram metade da segunda parte atrás dos russos no marcador.

Aos 16 minutos, Alexis empatou o encontro (22-22), na primeira de cinco igualdades que se registaram até os portistas passarem finalmente para a frente do marcador, aos 53.28 minutos, graças a um remate de Gilberto Duarte (26-27). O FC Porto desperdiçou depois uma posse de bola para conseguir dois golos de vantagem, ainda regressou ao comando do marcador (27-28), mas acabou por cair graças ao derradeiro golo de Kotov, a 37 segundos do fim. No último ataque, os Dragões - que tiveram Daymaro Salina condicionado fisicamente - nem conseguiram rematar e os campeões russos, que nada tinham a perder neste desafio, festejaram efusivamente uma vitória feliz.

FICHA DE JOGO

CHEKHOVSKIE MEDVEDI-FC PORTO, 30-29

Liga dos Campeões da EHF, grupo C, 9.ª jornada
26 de Novembro de 2015
Sport Hall Olimpiyskiy, Chekhov

Árbitros: Miklos Andorka e Robert Hucker (Hungria)

CHEKHOVSKIE MEDVEDI: Oleg Grams (g.r.), Dmitry Kovalev (5), Kirill Kotov (4), Alexander Chernoivanov (6), Alexander Kotov (3), Roman Ostashchenko e Dmitry Shelestyukov (3)
Jogaram ainda: Dmitry Pavlenko (g.r.), Dmitrii Santalov (3), Pavel Andreev (2), Maxim Kuretkov (2), Oleg Skopintsev (1) e Victor Furtsev (1)
Treinador: Vladimir Maximov

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.), Gilberto Duarte (2), Yoel Morales (3), Miguel Martins (1), Alexis Borges (3), Hugo Santos e António Areia (11)
Jogaram ainda: Hugo Laurentino (g.r.), Daymaro Salina, Gustavo Rodrigues (5), Ricardo Moreira, Rui Silva (2), Nuno Gonçalves, Nuno Roque (1), Jordan Pitre (1) e Michal Kasal
Treinador: Ricardo Costa

Ao intervalo: 16-15
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.