Henrique Cymerman: “O FC Porto é um dos principais embaixadores de Portugal”




04-11-2015

Jornalista radicado em Israel fez um retrato da imagem que os israelitas têm do clube e falou das suas raízes portuenses

Dificilmente haverá um português mais conhecedor da realidade israelita do que Henrique Cymerman. Radicado há 40 anos em Telavive, mas natural do Porto, o jornalista - Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e reconhecido por entrevistas históricas a figuras como Yitzhak Rabin e o Papa Francisco – reconhece o FC Porto como “um dos principais embaixadores de Portugal”.

“Há muita gente que vê os jogos principais de cada jornada da Liga portuguesa, que passam no canal desportivo de Israel. Para eles, o FC Porto é a melhor equipa de Portugal e uma das melhores da Europa. Olham para o FC Porto com muito respeito. Há uns 20 anos o Benfica era mais famoso, hoje em dia é o FC Porto, de longe”, contou Henrique Cymerman ao www.fcporto.pt, em Haifa, onde se realiza o encontro, às 19h45 de Portugal Continental. A contratação de Iker Casillas tornou os azuis e brancos ainda mais populares no território: “Todos os israelitas sabem quem é o Casillas e admiram-no. É uma pessoa muito carismática”.

O portuense não tem mesmo dúvidas de que, “como colectivo”, o FC Porto é o principal embaixador de Portugal. Acima, estão duas figuras que polarizam opiniões no país: José Mourinho e Cristiano Ronaldo. “O país divide-se entre os pró-Mourinho e os anti-Mourinho. Para eles, o Mourinho do Chelsea ainda é o treinador do FC Porto”, revela, frisando que os êxitos ao serviço dos portistas, em 2003 e 2004, o lançaram para o palco mundial. Foi também a partir desse momento que o treinador português se tornou “muito amigo de Israel”, investindo e “doando dinheiro para causas ligadas a crianças israelitas e palestinianas e ao futebol”.

Henrique Cymerman recordou ainda a sua ligação ao Porto e as vivências de infância e adolescência “muito marcantes”. Como vivia na zona de Guerra Junqueiro, perto da Avenida da Boavista, simpatiza com o clube axadrezado, mas confessa-se igualmente “orgulhoso” pela projecção do FC Porto. “As minhas raízes estão no Porto. Comecei no Colégio dos Maristas, depois estive no Liceu D. Manuel II e no Garcia de Orta. Toda a minha vida estava na Boavista, mas também tinha um tio que vivia nas Antas e era sócio do FC Porto. De vez em quando ele lá me levava aos jogos e eu gostava muito”, contou.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.