O hat-trick, o poker e... o beijo

15-11-2015

Kelvin surge no topo das recordações de 12 anos de Estádio do Dragão, mas há muitas outras descritas pelos adeptos

É um pouco ingrato pedir a alguém para escolher o melhor momento que viveu num sítio onde é feliz. Mesmo assim, fizemo-lo, confirmando a suspeita: não é fácil para os adeptos escolher apenas um momento de alegria indescritível no Estádio do Dragão. O FC Porto deu voz aos adeptos através de um post no Facebook e as respostas foram, além de variadas, uma das maiores lições de como um estádio pode gerar um complexo novelo de emoções. Espreite este texto e veja se se revê nas opiniões veiculadas.

Confirma-se: o momento Kelvin, frente ao Benfica, em 2013, é o mais referido pelos adeptos do FC Porto. Aliás, o comentário mais votado no post do FC Porto é de João Dinis: “Escolhia o momento do 90+2 do Kelvin que fez com que fôssemos campeões nacionais 2012/13 e víssemos o JJ a ajoelhar-se perante todo o estádio”, numa referência ao momento sublime que levou tantos e tantos Dragões, no estádio e não só, a eleger aquele momento como um dos melhores das suas vidas.

Sem surpresas, a vitória por 5-0, também frente ao Benfica, mas em 2010/11, é amplamente mencionada - como disse Pedro Marinho, foi “incrível” - e há jogos contra o outro rival de Lisboa que também são referidos, desde o magnífico golo de calcanhar de Jackson Martínez numa vitória por 2-0 (a 7 de Outubro de 2012, referido por João Teixeira) ao hat-trick de Cristian Tello na época passada (com a participação de Carlos Miguel: “Porto 3 - 0 Sporting (Tello , Tello , Tello)”).

Mas há mais, muito mais. A inauguração do estádio – o pretexto para este texto, aliás – é também dos mais referidos, pelo simbolismo e pelo sentimento de chegar a casa. Manuel Nunes sumariza o momento: “Para mim depois de tantas emoções vividas no Estádio das Antas, sem dúvida que a inauguração do Estádio do Dragão foi das melhores sensações nestes 12 anos. Porque estar com a família portista no dia em que o teu novo estádio assume o palco principal do clube do teu coração... não tem palavras”. Aliás, nesse momento de sonho, mais alguns se revelaram, como o de Ricardo Bastos: “Júlio de Matos, o que eu sonhei chegar ao trabalho de helicópetro”. Original.

Às várias epopeias do FC Porto nas competições europeias é dado amplo destaque. Desde o jogo com o Deportivo da Corunha até à inesquecível vitória frente ao Manchester United, ambos em 2004 – a esse respeito, Jorge Reis diz que foi “o jogo em que McCarthy marcou dois golos” e que “no segundo golo o estádio veio abaixo” -, passando pelos 5-1 ao Villareal para a Liga Europa, em 2011/12, que Bruno Queirós retrata de forma simples e eficaz: “Estar a perder 1-0 ao intervalo contra o Villareal nas meias da Liga Europa e depois FALCAO muda TUDO!!”.

E, quando falamos de memórias mais actuais, há episódios que não passam em branco, como um golo bem recente, relatado por Diogo Pinto – “Todos os momentos no nosso estádio são mágicos, mas escolho o momento do golo do André André aos 86 minutos no FC Porto-Benfica de 20 de Setembro deste ano!!” e o jogo de despedida de um enorme jogador, lembrado por Lau Torres: “Tantas vezes me vieram as lágrimas aos olhos naquele estádio... Ser campeão é uma sensação incrível. Mas o momento em que não consegui segurar as lágrimas e chorei mesmo, foi na homenagem ao Deco o ano passado... Lembro me de estar de pé a aplaudir e a chorar... São jogadores que ficam e marcam para sempre”.

Para além dos fenómenos eminentemente desportivos e do primeiro dia em que entraram no Dragão, há adeptos que referem vários momentos icónicos que viveram no estádio. Os concertos dos Muse e dos Rolling Stones, tal como a aula de zumba e o festival Panda, são referidos várias vezes. Não podia passar em branco um momento vivido por Marta Espinheira Braga num local de paixões: “O primeiro beijo do meu namorado foi dentro do Dragão”.

O 12.º aniversário do Estádio do Dragão é assinalado, esta segunda-feira, com uma promoção especial para estudantes.
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.