Dragões vencem na Holanda e mantêm-se na corrida

25-11-2015

Brad Tinsley foi o melhor marcador (17) na vitória sobre o ZZ Leiden (70-62)

O FC Porto conquistou, esta quarta-feira, a primeira vitória fora de portas desta época nas competições europeias ao vencer o ZZ Leiden por 70-62, em partida da quinta jornada do grupo G da Taça da Europa da FIBA. Os portistas assumiram as rédeas do encontro logo no primeiro período do jogo, disputado no Vijf Meihal, em Leiden, na Holanda, e nunca mais largaram a dianteira no marcador. Os melhores da partida pelos portistas foram Brad Tinsley (17 pontos e 3 assistências), José Silva (15 pontos e 5 ressaltos), Nick Washburn (13 pontos e 3 ressaltos) e Albert Fontet (3 pontos e 10 ressaltos).

Apesar de terem entrado na partida com um parcial desfavorável de 6-0, os portistas encontraram rapidamente o caminho para o cesto adversário e, a praticamente quatro minutos do final do primeiro período, tinham alcançado um parcial de 11-2 e já comandavam o marcador. Apoiados por um grupo de adeptos que se deslocou a Leiden, os Dragões continuaram a dominar no segundo período, destacando-se uma defesa bastante eficaz – que obrigava os holandeses a cometer vários erros no ataque – e uma percentagem de lançamento global de 43%, com 5/8 em lances livres e 55% em lances de dois pontos. As figuras máximas dos portistas ao intervalo, altura em que venciam por 33-21, eram Nick Washburn, com 9 pontos e 3 ressaltos, e José Silva, com 8 pontos e também 3 ressaltos.

Os Dragões fizeram uma entrada um pouco em falso na segunda parte, permitindo a aproximação do ZZ Leiden para números abaixo da dezena. A subida dos holandeses em termos de eficácia de tiro (interior e exterior) contribuiu para a diminuição da diferença, enquanto os azuis e brancos iam somando vários ressaltos ofensivos que os colocavam sempre na dianteira no aproveitamento debaixo do cesto. Com o jogo controlado, a equipa de Moncho López arriscou mais o lançamento exterior, capítulo em que atingiu 36% de aproveitamento, acabando por vencer com justiça (70-62) perante uma equipa que deixou de ser uma ameça quando os portistas celeraram o ritmo.

Os Dragões somam agora sete pontos, ocupam o terceiro lugar do grupo G e mantêm em aberto a possibilidade de se qualificarem para a fase seguinte. O Fraport Skyliners, adversário dos portistas na última jornada do grupo, é lider, com dez pontos, mais dois do que o Novo Mesto e mais cinco do que o ZZ Leiden, quarto classificado.

FICHA DE JOGO


ZZ LEIDEN-FC PORTO, 62-70
Taça da Europa da FIBA, grupo G, 5.ª jornada
25 de Novembro de 2015
Vijf Meihal, Leiden, Holanda

Árbitros: Tamas Benczur (Hungria), Fedja Serhatlic (Suécia) e Evgeny Vetrov (Rússia)

ZZ LEIDEN: Kasper Averink (6), Worthy De Jong (15), Hieronymus Van Der List (13), Mohamed Kherrazi (8) e Thomas Koenis (5)
Jogaram ainda: Rogier Jansen (13), Deronn Scott (2), Jan Driessen e Floris Versteeg
Treinador: Eddy Casteels

FC PORTO: Brad Tinsley (17), Nick Washburn (13), Miguel Queiroz, Pedro Bastos (2) e Arnette Hallman (3)
Jogaram ainda: José Silva (15), Seth Hinrichs (9), Albert Fontet (3), André Bessa (8), Ferrán Ventura e João Gallina
Treinador: Moncho López

Parciais: 12-13, 9-20, 22-18 e 19-19
FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.