Tudo o que há para saber sobre a operação Cashball

Resultado de imagem para operação cashball
Dos detidos às reações, confira tudo o que há para saber sobre a operação Cashball.

O Sporting confirmou esta quarta-feira, em comunicado, a realização de buscas em instalações do clube, no âmbito de uma investigação (operação Cashball) que se encontra em segredo de justiça, e indica que dois colaboradores foram constituídos arguidos.

Num curto comunicado, o Sporting garantiu que "confia na justiça" e assegura que "prestou e prestará toda a colaboração necessária ao apuramento da verdade".

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ao final da manhã desta quarta-feira a detenção de quatro pessoas durante buscas realizadas na SAD do Sporting, em Alvalade (Lisboa), por "suspeitas de corrupção ativa".

Em comunicado, a PJ adianta que a operação Cashball envolveu 40 elementos da PJ e incluiu uma dezena de buscas domiciliárias e num clube desportivo (Sporting).

Os quatro detidos foram identificados pelo Correio da Manhã como sendo Gonçalo Rodrigues, funcionário do clube leonino, e André Geraldes, diretor desportivo do futebol do Sporting, e Paulo Silva, João Gonçalves - que não tem ligações oficial com os leões. Geraldes chegou às instalações da PJ do Porto por volta das 19h30. Fora do âmbito da operação Cashball, há a referir que os 23 detidos na sequência dos incidentes verificados na Academia de Alcochete serão interrogados na quinta-feira, a partir das 10h00.

Através de comunicado, a Direção do Sporting solicitou a marcação de uma Assembleia Geral Extraordinária, comentando ainda a investigação da Polícia Judiciária.

Em causa estão suspeitas em jogos de andebol e futebol, com V. Guimarães, Feirense e Chaves. Através de comunicado, o clube vimaranense reagiu às suspeitas de corrupção, assim como a Liga e o Benfica, rival do Sporting, que garante estar atento ao desenrolar da investigação. Mais tarde, foi a vez do Feirense emitir um comunicado.

O Sindicato de Jogadores expressou apoio a João Aurélio, futebolista do Vitória, que foi apontado ao alegado esquema de favorecimento no jogo entre Sporting e vitorianos.



Operação Cashball: saiba melhor quem são os quatro detidos

André Geraldes, team manager do Sporting, é o nome mais sonante. Depois das buscas em Alvalade e nos domicílios, a operação "Cashball" também apanhou o funcionário Gonçalo Rodrigues, os intermediários João Gonçalves e Paulo Silva, este denunciante.

ANDRÉ GERALDES

Natural da Amadora, de 32 anos, trabalha no Sporting desde 2013. Esteve ligado às claques como Oficial de Ligação aos Adeptos, à bilhética, é o responsável do Gabinete de Apoio ao jogador e há cerca de um ano também o team manager do futebol - subiu a braço direito de Bruno de Carvalho, que promoveu a sua ascensão interna. Antes de chegar ao Sporting, foi treinador na formação do Sintrense e do Mafra, geriu departamentos comerciais e foi gestor de vendas em diversas empresas. Inscreveu-se no curso de Administração e Gestão do Desporto na UAL. É acusado de ser o estratega do esquema de corrupção e viciação de resultados. Em declaração na sua conta de Facebook, no dia em que surgiu a notícia do CM relativa à compra de árbitros no andebol, disse que estava disponível para cooperar, que estava de consciência tranquila, que se tratava de uma calúnia e que nada o desviaria do seu rumo.

PAULO SILVA

Intermediário de jogadores, chegou a fazer prospeção de jovens talentos. Tem negócio de automóveis no Entroncamento. É o denunciante do caso e coopera com a investigação da Polícia Judiciária com o intuito de ver diminuída a sua pena, assumindo ter sido o corruptor, o responsável por coagir árbitros e jogadores e fazer os pagamentos. As mensagens escritas e de voz publicadas estavam no seu telemóvel. "Só fiz isto para combater a fraude que já existia nas modalidades", disse, em entrevista à CMTV, acrescentando que foi o seu sportinguismo que o levou a cometer tais atos.

JOÃO GONÇALVES

Intermediário em transferências de jogadores (head manager para a Europa da MGB Group), mantém ligação próxima com Bruno de Carvalho e André Geraldes, intermediando, nos últimos anos, várias transferências dos leões. Com 40 anos, residente em Setúbal, estudou Business Administration and Management na Universidade Católica e na Universidade Lusíada. O CM revelou mensagens escritas e de voz, através do Whatsapp, nas quais funcionaria como intermediário entre o "chefe" do esquema (alegadamente André Geraldes) e Paulo Silva, o alegado corruptor e denunciante do caso.

GONÇALO RODRIGUES

Funcionário do Sporting desde 2016, na casa dos 30 anos, é o coordenador do Gabinete de Apoio ao Atleta e Modalidades Profissionais do clube. Especializado em Gestão e Engenharia Informática (licenciatura que tirou na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Aparece nas conversas na posse do CM e da PJ como uma espécie de braço direito do "chefe" e mentor das tramas de corrupção. Publicada a notícia bombástica, o Sporting garantiu que contactou Gonçalo Rodrigues e que este disse estar "de consciência tranquila". O clube aceitou a sua auto-suspensão de funções e instaurou-lhe um processo de inquérito.


Conselho de Disciplina abre processo de inquérito ao Sporting

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu um processo de inquérito ao Sporting. Na base desta decisão estão as notícias que dão conta do envolvimento do clube leonino num alegado esquema de corrupção no futebol, no âmbito da designada operação Cashball.

"Instaurado processo de inquérito, por decisão do Presidente do Conselho de Disciplina, da presente data, tendo por base notícias relacionados com denúncias de eventuais atos de corrupção", anunciou o CD.

"O processo foi enviado, hoje, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mantendo-se em segredo até ao fim do inquérito", acrescenta.

A investigação da PJ, recorde-se, levou à detenção do team manager do Sporting, André Geraldes, e também de Paulo Silva, suposto intermediário em casos de alegada corrupção em jogos de andebol e de futebol, e de João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues, funcionário do clube.


João Aurélio reage às suspeitas de corrupção no V. Guimarães-Sporting

João Aurélio reagiu através de um comunicado

"Sou completamente inocente", assim refere João Aurélio logo no início do comunicado em que nega o envolvimento num ato de corrupção no V. Guimarães-Sporting, da terceira jornada da I Liga 2017/18.

O jogador, que garante ir agir judicial e criminalmente "contra todos aqueles que, por qualquer forma, lançaram ou difundiram falsas insinuações, refere-se ainda surpreendido pelo facto de não ter sido chamado a prestar declarações às entidades competentes. "Desconheço por completo as razões para as referências ao meu nome. Não conheço, não sei quem são e nunca tive qualquer contacto ou qualquer abordagem por parte desses nomes indicados nas notícias", pode ler-se.



Defesa do Aves terá sido corrompido pelo Sporting, segundo o Correio da Manhã

Em causa o jogo da primeira jornada do campeonato 2017/18

Nélson Lenho, defesa do Aves e capitão no jogo entre o Desportivo e o Sporting, a 27 de agosto, em jogo da primeira jornada da I Liga, terá sido corrompido pelo Sporting, segundo informa o Correio da Manhã.

O nome do jogador foi apanhado nas mensagens trocadas entre Paulo Silva e João Gonçalves, quando o segundo lembrou que já tinha sido feito trabalho sem a intervenção do empresário. "Não queres fazes, não faças, eles logo arranjam outro. Na primeira jornada não fizeste nada e eles controlaram o Lenho (do Desportivo das Aves)", pode ler-se nas mensagens divulgadas pelo jornal.

O Sporting, recorde-se, entrou na época a ganhar, com uma vitória por 0-2. O Aves é o adversário dos leões na final da Taça de Portugal, este domingo.


Oito partidas estão sob suspeita

ÉPOCA 2016/17

I Liga

- Chaves-Sporting 2-2

1-1 (45"+1) - Bas Dost, colocado entre Pedro Queirós e Ponck, bate Ricardo

1-2 (75") - André serve Dost, que se antecipa a Freire e desvia de pé direito.


Taça de Portugal

- Chaves-Sporting 1-0

O leão não marca e sai da Taça.


ÉPOCA 2017/18

I Liga

- Aves-Sporting 0-2

0-1 (23") - Acuña lança Gelson que, pese a pressão de Rodrigo Soares, fatura

0-2 (75") - Gelson aproveita corte incompleto de Diego Galo para finalizar


- Sporting-V. Setúbal 1-0

1-0 (86") - Bas Dost converte o penálti a castigar falta assinalada a Nuno Pinto


 - V. Guimarães-Sporting 0-5

0-1 (3") - Bruno Fernandes dispara a trinta metros da baliza e bate Miguel Silva.

0-2 (21") - Falta de João Aurélio, à entrada da área, permite a Acuña assistir Bas Dost, que não perdoa.

0-3 (23") - Battaglia lança Coentrão na esquerda, sem oposição, e o lateral assiste Bas Dost que só tem de encostar.

0-4 (60") - Mesmo acompanhado por Rafael Miranda, Bruno Fernandes volta a faturar de meia distância.

0-5 (85") - Gelson dá para Adrien, este abre em Iuri, volta a receber e fatura.


- Sporting-Estoril 2-1

1-0 (4") - Acuña cruza para Gelson, o qual, nas costas de Mano, só tem de encostar.

2-0 (11") - Bruno Fernandes, de livre, a 30 metros da baliza, bate Moreira.


- Feirense-Sporting 2-3

0-1 (62") - Após canto, Coates aparece só na pequena área e fatura à segunda.

0-2 (64") - Gelson coloca na área, Bas Dost simula e arrasta Bruno Nascimento, deixando Bruno Fernandes sozinho. Com um chapéu, faz golo.

2-3 (90"+8) - Bas Dost converte o penálti a castigar uma falta de Luís Rocha


- Sporting-Tondela 2-0

1-0 (12") - Livre de Mathieu em zona central

2-0 (72") - Remate de B. Fernandes apanha Cláudio Ramos desprevenido





FcPorto e Os Amigos

FcPorto e Os Amigos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.